segunda-feira, 16 de setembro de 2013

# FPNC - Taquaritinga sedia seminário de leitura e bibliotecas

Em mais um evento integrante da programação da décima quarta edição  Festa das Dálias-Festival  Pernambuco Nação Cultural, Taquaritinga do Norte recebeu durante a sexta-feira (13) o Seminário de Leitura e Bibliotecas Parte 5: Agreste Setentrional que foi realizado no Auditório da Escola de Referência Severino Cordeiro de Arruda. O evento foi uma articulação entre a comissão intersetorial  em defesa das Bibliotecas, Livros e Leitura. A iniciativa ofereceu  uma capacitação entre gestores de bibliotecas públicas, além de mapear diversos aspectos desses espaços. Os dados obtidos irão contribuir para apontar caminhos para as políticas públicas do setor.
Estiveram presentes ao Seminário as Facilitadoras Ana Maria Escurra, que trabalha com bibliotecas públicas e Maria Betânia, bibliotecária do bairro do Coque em Recife, além de bibliotecárias de Taquaritinga do Norte, do Distrito de Pão de Açúcar,Limoeiro, Toritama e Feira Nova. Foram discutidos vários assuntos voltados para um melhor funcionamento das bibliotecas em geral. Outro palestrante foi Adeilson Santos, bibliotecário do Governo do Estado, que cuida do sistema de bibliotecas de Pernambuco e a assessora de literatura da Secult , Gilvanedja  Mendes.
O evento também contou com a participação de Roberto Azoubel,representante regional do MINC (Ministério da Cultura), que destacou a importância da troca de informações e experiências entre os bibliotecários.
“Precisamos além de implantar mais bibliotecas aperfeiçoá-las. Roberto Azoubel também destacou da importância do Cadastro Nacional de Bibliotecas que tem como objetivo mapear todas as bibliotecas existentes quer sejam públicas, comunitárias, escolares, universitárias ou especializadas, levando dados sobre a relação institucional, público. acervo, serviços, infraestrutura e gestão. Na parte final do Seminário, os participantes responderam que irá apontar as necessidades, problemas e carências de cada biblioteca, para que os órgãos competentes possam buscar soluções concretas para todos. (Por Carlos Alberto – ASSIMP/PMTN)