segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Taquaritinga vai realizar Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal

A campanha acontecerá no período de 24 a 30 de Agosto, sendo dia 24 o dia “D” de mobilização nacional, onde todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 08:00 às 17:00 horas.
Nesta ocasião serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreviníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. O Público alvo para esta ação são as crianças menores de 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias), que deverão comparecer a Unidade de Saúde para serem avaliadas em relação à situação vacinal e de acordo com o esquema, vacinar ou não esta criança. Pais e responsáveis devem ser incentivados a trazerem o cartão de vacina da criança para uma avalição criteriosa da situação vacinal.
A multivacinação é uma estratégia onde em um único momento são oferecidas à população alvo várias vacinas ao mesmo tempo, a fim de melhorar a cobertura vacinal da população e aperfeiçoar a logística dos serviços de saúde.
Segue as vacinas disponíveis para esta campanha para as crianças que estão com esquema atrasado e que estejam na faixa etária indicada para cada uma delas:
BCG: Indicada para as formas graves de Tuberculose; Hepatite B: Previne pelo vírus da Hepatite B; Rotavírus: Prevenção das gastrenterites (diarreias) causadas por rotavírus; Pneumocócica 10 valente: Protege contra Pneumonia, doenças invasivas, otite média aguda causada por Streptococcus pneumoniae, constituída por 10 sorotipos 1, 4, 5, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19F e 23F; Meningocócica Conjugada C: Protege contra meningite do sorogrupo C que causa infecções graves, muitas vezes fatais. Vacina contra Poliomielite: Protege contra a paralisia infantil. Pentavalente: Protege contra difteria, tétano, coqueluche, doenças causadas pelo Haemophilus influenza tipo b (Meningite e outras infecções) e o vírus da Hepatite B. Tríplice Viral: Protege contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola. DTP: Também protege contra difteria, tétano e coqueluche, e é utilizada como reforço da vacina Pentavalente. (Assessoria de Comunicação / SECSAU)