sábado, 10 de agosto de 2013

SETURDE e SEBRAE realizam palestra sobre Atendimento ao Cliente

A Secretaria de Turismo, Esportes e Desenvolvimento Econômico (SETURDE) em mais uma parceria com o SEBRAE, realizou na noite de sexta-feira (09) mais uma palestra voltada para os comerciantes locais com o objetivo de prepará-los corretamente para o atendimento satisfatório aos clientes.
A palestra foi ministrada pelo Consultor do SEBRAE Antônio Braga, que abordou o tema “Atendimento ao Cliente” e destacou que para conquistar e manter clientes o empreendedor precisa ter competência e motivação para só assim chegar ao sucesso. O alto nível de conhecimento e motivação também são muito importantes, relatou Braga. Foi destacado por ele que o melhor profissional em uma empresa não é o mais brilhante e inteligente e sim o mais comprometido.
“Comprometa-se com o sucesso dos seus clientes, aprenda a ouvi-los porque se você tiver um produto de boa qualidade, com um bom preço e bom atendimento o cliente ficará feliz”, relatou o palestrante.  Outro fator importante citado por ele em um negócio é o marketing interno, onde colaboradores e até familiares que conhecem sua empresa e passam a divulgá-la de maneira positiva. Também foram destacados outros dois pontos importantes: 1: o cliente é a razão de ser de qualquer negócio e 2: Você deve tratar  o cliente como você quer ser tratado! Dados importantes foram relacionados durante a palestra sobre perda de clientes: 65% por má qualidade no atendimento e 15% por reclamações não atendidas.
“Quando algum cliente reclamar de alguma coisa resolva! Não se esconda, pois a resolução de um problema é uma nova oportunidade de negócio”, destacou Braga, lembrando também que é primordial a troca de informações entre líder e liderado e que o trabalho em equipe é importantíssimo e que nele deve haver harmonia, compreensão, colaboração, respeito e comunicação, onde o individualismo deve ser deixado de lado.
Ao final da palestra o Consultor deixou um lembrete a todos os participantes que dizia o seguinte: “O SEU CLIENTE É UMA JÓIA PRECIOSA”.   Outras presenças de destaque além da Secretária de Turismo Magda Lucélia, foram a dos Vereadores Geovane, Luquinha da Saúde e da Presidente da Câmara Rogéria Coelho, dos cafeicultores Nézio e Paulo Aragão e dos comerciantes Sílvio e José de Almeida.
A secretária Magda Lucélia agradeceu a presença de todos e divulgou a próxima palestra que terá como tema “Como vender mais e melhor” e será realizada no dia 12 de setembro, às 7 da noite em local a ser definido. Participaram da palestra sobre atendimento ao cliente 40 pessoas que receberão certificados emitidos pela SETURDE.(Por Carlos Alberto Leandro / ASSIMP / PMTN).