sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Segurança pública é tema de audiência pública em Taquaritinga

O auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Taquaritinga do Norte foi palco na noite da última quarta-feira (21) de uma Audiência Pública sobre segurança, que foi criada a partir de um abaixo assinado onde constavam mais de 300 assinaturas que foi enviado ao Ministério Público da Dália da Serra.
Representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, das Polícias Civil e Militar, além de Presidentes de Associações, comerciantes e o público em geral discutiram por mais de quatro horas os problemas de segurança pública em Taquaritinga do Norte. A mesa da Audiência foi composta pelo Promotor de Justiça, Dr. Iron Miranda que comandou o debate, pelo Juiz de Direito Dr. Rommel Patriota, ambos representando o Judiciário e a Polícia Militar esteve representada por Major Heleno, Major Dantas e pelo Tenente Sandro. E a Polícia Civil contou com a presença do Delegado em exercício Dr. Júlio Porto.  Representando o poder Legislativo estavam os Vereadores Irmão Ezequias, Eraldo de Pedra Preta, Geovane, Luquinha, Gilson Carlos, Jânio Arruda, João da Banda, Demar e as Vereadoras Cíntia e Rogéria Coelho.
O Prefeito  Evilásio Araújo esteve representado pelos Secretários de Gestão Pública (Jurandir Coelho) e Saúde (Ronaldo Veiga). Estiveram presentes também à audiência a Secretária de Finanças Maria de Lourdes Malaquias, o Secretário de Articulação José Pereira Coelho  além do Dr. Genésio de Oliveira, Shirley Feitosa e Diego Marans, Diretor Cínico, Presidente e Diretor Administrativo da Fundação Municipal de Saúde de Taquaritinga do Norte, respectivamente.
O Promotor de Justiça Dr. Iron Miranda destacou em sua abertura que a população tem um papel importantíssimo no combate à violência, contribuindo em forma de denúncias. Ele também ressaltou que não vem medindo esforços para combater a violência no Município. Em seguida o Dr. Rommel Patriota falou do trabalho da Polícia que é bom apesar de esbarrar em algumas limitações como o baixo efetivo de policiais.  Já o Dr. Júlio Porto delegado  da Dália da Serra, declarou que a credibilidade e o papel da polícia estão em cheque, como também o Poder Judiciário e outros órgãos da comunidade. Para ele todos têm que dividir as responsabilidades dentro de sua área.
O Delegado também destacou a importância do Ministério Público que é de fundamental importância para a segurança. O líder do Governo e Vereador Gilson Carlos chamou a atenção do pouco efetivo do policiamento na região e frisou a importância das palestras nas escolas. Em seguida o Vereador Geovane denunciou a onda de assaltos em Vila do Socorro, entretanto disse que a polícia vem fazendo o possível.  Já o Vereador Demar pediu a criação de uma Guarda Municipal para auxiliar no combate à violência. Em seguida o Vereador Janio falou da precária situação da segurança no Município e pediu um  efetivo maior e  com mais estrutura.  Para o Vereador João da Banda o Código Penal Brasileiro precisa ser alterado urgentemente para que a população possa ficar mais resguardada.
A Vereadora Cínthia falou da união de todos os seguimentos para  que só assim a violência possa ser combatida.  O Vereador Irmão Ezequias  chamou a atenção do Projeto Paz nas Estradas, que depois de altas horas não cumpre o seu papel de maneira satisfatória.  Outra reclamação foi feita pelo Vereador Eraldo de Preta cobrou a volta da Patrulha Rural ao Município, sendo de grande importância para todos que residem na zona rural. A presidente Rogéria Coelho disse que com união de todos que trabalham com segurança e também os que não trabalham poderemos resolver os problemas  de segurança que afligem o nosso povo.
O  Secretário de Gestão Pública do Município passou a todos que os principais pontos dessa tão importante audiência serão repassados ao Prefeito do Município para que ele possa também contribuir com sua parcela no combate à violência  no Município. O Dr. Iron informou a todos que irá se reunir com o Prefeito no sentido da criação de uma nova equipe de Conselheiros Tutelares e conta com a ajuda de todos os Vereadores. Ele chamou a atenção ao consumo alto de bebida alcoólica por jovens no município e que isso deve ser combatido pelos Conselheiros e a poluição sonora também foi abordada na audiência.
Em outro momento da Audiência  alguns integrantes da comunidade foram ouvidos  e fizeram  suas reivindicações como mais postos policiais, combate a poluição sonora e ao consumo de bebidas alcoólicas em excesso por parte dos jovens, o baixo efetivo policial  entre outros problemas. O radialista Marcelo Tabosa falou do serviço de utilidade pública feito na Rádio em que trabalha que auxilia muito a todos.  Em seguida o Major Heleno respondeu às reivindicações dos presentes e disse que apesar da estrutura deficitária a Polícia Militar vem fazendo o possível no combate à violência, ressaltando a valiosa cooperação da população, fazendo as denúncias. Ele relatou que a demanda é muito grande, mas a Polícia Militar sempre fará  o possível para dar segurança a todos.
Por sua vez, o Delegado Dr. Júlio Porto também respondeu  as reivindicações dos presentes e fez questão de ressaltar o baixo efetivo de trabalho enaltecendo o empenho e a disposição de todos  que trabalham na segurança pública. Ele também destacou a importância do disque denúncia no apoio à criminalidade. O Delegado também pediu que fossem melhorados os acessos às comunidades e também pediu uma melhor iluminação no município. Quanto às palestras solicitadas pelo Vereador Gílson, ele se mostrou disponível na medida do possível. O outro tema que seria tratado na audiência,  à saúde, deverá ser tratado em outra oportunidade. Ao final dos trabalhos todos os presentes ficaram esperançosos e na certeza de que possam surgir melhorias na segurança de Taquaritinga do Norte, afinal a segurança é um direito de todo cidadão. (Por: Carlos Leandro – ASSIMP/PMTN)