quinta-feira, 29 de agosto de 2013

SECSAU faz entrega de ambulância a FUNDATA

Numa solenidade bastante prestigiada, a Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente (SECSAU) de Taquaritinga do Norte, que é comandada pelo vereador licenciado Ronaldo Veiga, fez a entrega simbólica da ambulância ao Hospital Geral Severino Pereira da Silva, que completou 30 anos, e é mantido pela FUNDATA.
A entrega fez parte de um conjunto de ações que estão sendo vivenciadas pela FUNDATA e que ontem contou com a participação do Padre Expedito Claudino que esteve ontem (27) no Hospital e fez a benção das instalações e corpo funcional da entidade em uma solenidade prestigiada por várias autoridades e por funcionários que foi sequenciada por uma grande carreata que seguiu até a Igreja matriz de Santo Amaro como parte comemorativa dos 212 anos da paróquia da Dália da Serra.
Na solenidade de hoje estavam presentes o Prefeito Evilásio Araújo e a Primeira Dama Eva Casé, os Vereadores Geovane, Luquinha da Saúde, Gilson Carlos, Irmão Ezequias e as Vereadoras Rogéria Coelho e Cintia; os Secretários municipais Ronaldo Veiga (Saúde), Zeca Coelho (Governo), Veroneide Mendonça (Administração), Jurandir Coelho (Gestão), Lurdinha Malaquias (Finanças), Deyze Cabral (Gabinete), Vanuza Soares (UCI) e Damião Oliveira (Obras); a Diretoria da FUNDATA que foi representada por Shirley Feitosa (Presidente) e Diego Marans (Diretor Administrativo), funcionários da SECSAU, do SAMU, da Prefeitura Municipal e outros convidados.
O Secretário Ronaldo Veiga no uso da palavra destacou os avanços da saúde, a gestão participativa que existe hoje e os laços de união entre a FUNDATA e a SECSAU, que estão sendo de grande importância para o bom andamento da saúde no município. “É preciso que todos se irmanem em prol de nossa saúde, que mais pessoas participem da Campanha Amigo do Hospital, que ajudem esta instituição que é um patrimônio do povo de Taquaritinga e de toda a nossa região”, destacou.
Na sequencia a presidente da FUNDATA Shirley Feitosa agradeceu todo o apoio que vem recebendo do Secretário de Saúde e do Prefeito que não vem medindo esforços para viabilizar o bom funcionamento e a manutenção do Hospital, opinião compactuada com o Diretor Administrativo Diego Marans que destacou que a nova viatura irá contribuir decisivamente na demanda de pacientes que precisem ser transferidos para outros centros para tratamentos e atendimentos especializados.
A Vereadora e Presidente da Câmara Rogéria Coelho representou os demais vereadores presentes e relatou a importância do Hospital para sua família. “Este Hospital que completa 30 anos é de muita importância na minha vida! Pois foi aqui que meu filho Mauro nasceu e foi aqui também que quando ele se acidentou o socorro foi prestado de imediato por profissionais que não mediram esforços para salvar a vida de meu filho e a quem sou eternamente grata!”, destacou a Vereadora.
O Secretário de Saúde de Frei Miguelinho Alexandre Neto também fez uso da palavra e destacou que esta viatura realmente irá cumprir com sua finalidade em atendimento aos princípios de funcionamento do SUS e destacou que o momento era muito oportuno para a FUNDATA receber tão importante doação.
Finalizando os discursos, o Prefeito Evilásio Araújo destacou sua grande satisfação em estar entregando a ambulância ao Hospital e destacou o grande desafio que está sendo manter esta instituição funcionando, o que vem onerando a folha municipal e resultando em descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e acarretando multas e penalizações para ele. “Estamos lutando muito para garantir os recursos que nossa saúde tanto necessita e já contabilizamos importantes conquistas. É preciso que todos se irmanem, se unam para que possamos manter esta instituição prestando os relevantes serviços que sempre prestou nestas 3 décadas. É preciso fazer muito com o pouco que temos e divido esta tarefa com todos vocês, pois temos que encampar uma demanda regional com parcos recursos municipais mais não tenho dúvidas, que com a união de todos, vamos tornar nosso hospital cada dia melhor para atender ao nosso povo”, destacou o Prefeito. Após os pronunciamentos o Prefeito Evilásio e o Secretário Ronaldo Veiga fizeram a entrega simbólica da nova ambulância a FUNDATA, finalizando assim mais uma importante ação em prol da saúde na Dália da Serra.