sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Secretários de agricultura discutem políticas públicas para o meio rural

A cidade de Parnamirim, no sertão de Pernambuco, recebeu Secretários de Agricultura de todo o Estado que estiveram debatendo tecnologias de convivência com o semiárido, as políticas públicas estaduais para o meio rural, o planejamento para a distribuição do milho pelo governo do Estado, a doação de máquinas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), as ações da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) e outros temas referentes à agricultura também foram abordados durante a assembléia geral do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Pernambuco (CESMAPE), realizada no último 26 de julho, na Escola Euclides da Cunha, grande evento que contou com a presença do secretário executivo da Agricultura Familiar, José Cláudio.
O Secretário Júlio César foi representado por João Paulo, Josenildo Lucena e Edilberto Costa, integrantes da pasta. Com uma programação diversificada o evento correspondeu às expectativas dos participantes.
“Aqui podemos fortalecer a relação com as secretarias de agricultura dos municípios, saber suas demandas, discuti-las, para construir soluções conjuntas. Além de apresentarmos as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas para o campo”, destacou o secretário José Cláudio durante a 22ª edição da assembleia, evento que acontece três vezes por ano e que, segundo a direção da SESMAPE, já se buscam alternativas que possibilitem ampliar o número de reuniões e dividi-las por regiões.
Durante a tarde foi realizada uma visita ao abatedouro Aprisco para que os participantes pudessem conhecer as instalações do local e a experiência do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA de caprinos. O Aprisco participa do programa no processo de abatimento e armazenagem. De acordo com José Cláudio, Pernambuco tem executado o PAA de caprinos satisfatoriamente.  ”Já distribuímos 86 toneladas de carne de caprino provenientes do PAA. No município de Agrestina, por exemplo, duas comunidades quilombolas já estão recebendo 595 quilos de carne de bode”. Cláudio revelou ainda que em tempos de estiagem, o agricultor muitas vezes vendia seus animais abaixo do preço e o PAA assegura um preço justo e distribui o produto com famílias em vulnerabilidade social, garantindo segurança alimentar.
Também participaram do evento a Gerente da Adagro, Erivânia Camêlo, o Superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Roberto Lins e o Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Demétrius Fiorante.
“Nossa participação em eventos dessa natureza proporciona um intercâmbio com secretários e técnicos de outros municípios e a troca de experiências que são enriquecedoras para todos os participantes e para os agricultores a quem vamos transmitir os conhecimentos adquiridos”, afirmou Josenildo Lucena (Cabeludo).