quarta-feira, 7 de agosto de 2013

SEAS realiza com sucesso Conferência de Assistência Social


A Secretaria Municipal de Ação Social, Desenvolvimento e Trabalho (SEAS) realizou na manhã desta terça-feira (06), a V Conferência Municipal de Assistência Social, evento realizado na Churrascaria BADABARREIRA, no sítio Cumbe, e que contou com a presença do Prefeito Evilásio Araújo e da Primeira Dama Eva Casé, dos Secretários Municipais, funcionários da área social, da Presidente da Câmara de Vereadores Rogéria Coelho e dos Vereadores Gilson Carlos e Geovane, da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) Elba Lúcia, do Grupo da Boa Idade de Taquaritinga do Norte, além da palestrante do evento Doutora Maura Aguiar, psicóloga e Coordenadora do CREAS regional.

A Conferência foi iniciada às 9 horas com a formação da mesa e com a execução dos hinos oficiais do Brasil, Pernambuco e Taquaritinga do Norte.  Logo depois a Secretária de Ação Social Mauricéa Gomes deu as boas vindas a todos e falou da importância dessa conferência para o engrandecimento da pasta de Ação Social e de todo Município. Em seguida a Presidente do Conselho Municipal de Ação Social (CMAS) Elba Lúcia, também cumprimentou os presentes e destacou a fundamental participação de todos os envolvidos nesse evento.

O Prefeito Evilásio Araújo em seu pronunciamento também elogiou a realização da Conferência e disse que a participação popular nesse e em outros eventos de sua administração, vem promovendo uma inclusão social de suma importância para todo município.  A s apresentações culturais do Grupo Pró-jovem criado pela Ação Social, também abrilhantaram a quinta edição da Conferência, onde todos puderam ver a exibição de um grupo de capoeiristas e até de uma bandinha de forró.

Em seguida foi lido pelo mestre de cerimônias Nicácio Figueiredo o regimento da Conferência, que foi aprovado por todos os presentes.  A palestrante do evento Dra, Maura Aguiar iniciou sua palestra que teve como tema “A gestão e o financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social”. Ela destacou a união da sociedade para se chegar aos objetivos desejados.

Para ela a política da assistência social atual não está mais voltada para o assistencialismo e afirmou a todos que a ação social dos dias atuais trabalha em parcerias com programas como o PETI e com órgãos como o CRAS e o CREAS. Que são financiados pelo Governo Federal com recursos fundo a fundo. Ela também lembrou a todos que a LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) completa 20 anos este ano, e que esta data precisa ser celebrada.  Ainda a respeito dos programas sociais ela afirmou que os mesmos precisam ser bastante articulados, para que possam funcionar de maneira satisfatória.


Na reta final da Conferência os participantes foram divididos em seis grupos (que foram denominados de eixos), para discutirem as diretrizes que irão definir os destinos da Assistência Social em nosso Município.  Os grupos foram formados por integrantes da Secretaria de Ação Social, do CRAS e do CREAS.  Depois de algumas discussões foram aprovadas algumas diretrizes que serão encaminhadas à Conferência Estadual de Assistência Social.

Foram também eleitos 4 delegados e 4 suplentes do Governo Municipal e da Sociedade civil para representarem o Município na Conferência Estadual com os escolhidos sendo os seguintes: Delegados Representantes do Governo Municipal: Jéferson Ferreira de Carvalho e Nicássio Tavares Maia da Costa (Titulares) e Cristina de Lima Barros e Jovelino Alves dos Santos (Suplentes). Delegados Representantes da  Sociedade Civil: Mário Luiz dos Santos e Enoque Gouveia da Silva (Titulares) e Celso Ricardo Celestino de Moura e  Nicácio José de Figueiredo (Suplentes).

Ao final da Conferência, a Secretária Mauricéa Gomes, agradeceu a participação de todos juntamente com Elba Lúcia, Presidente do CMAS e todos comemoraram o sucesso deste evento onde os participantes ficaram extremamente satisfeitos e com a clara certeza que esse evento irá gerar bons frutos para um maior desenvolvimento neste segmento em nosso Município.