sexta-feira, 19 de julho de 2013

SETURDE e SEBRAE trabalham plano turístico para Taquaritinga

Foram realizadas esta semana na Pousada Várzea Grande e na Secretaria de Turismo do Município importantes reuniões onde estiveram presentes a Secretária de Turismo Magda Lucélia, o Consultor de projetos estratégicos do SEBRAE Nivaldo Nascimento, funcionários da SETURDE, comerciantes e pessoas ligadas ao turismo, todas com o intuito de criar um plano estratégico para o turismo em Taquaritinga.
Os participantes da reunião foram perguntados sobre pontos positivos e negativos do nosso município e foram obtidas várias respostas. Entre os negativos estavam o acesso à cidade, aos pontos turísticos, falta de divulgação do café orgânico que é um dos melhores do mundo e de cultivo das dálias que é um de nossos cartões postais. Outros pontos negativos citados foram à falta de infraestrutura turística e de fiscalização ambiental entre outros.
Entre os pontos positivos estão o clima, a localização geográfica e a boa vontade da população. A Vice-Presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) Danuze Celestino declarou que o amor pelo turismo deve partir de cada um dos participantes. Ainda durante o encontro todos os participantes traçaram alguns pontos para que o nosso turismo possa realmente se consolidar. Confira alguns:
*Atender turistas e visitantes preservando o meio ambiente;
*Criar uma infraestrutura adequada e qualificada para que a cidade seja reconhecida, criando uma consciência de preservação nos turistas e munícipes;
*Será trabalhada pelos técnicos do SEBRAE uma missão que foi eleita na reunião;
*Oferecer ecoturismo sustentável, promovendo entretenimento e consciência ambiental para turistas locais, regionais e nacionais.
A equipe da reunião que poderá mudar os destinos do turismo em Taquaritinga do Norte chegou a uma possível visão que seria o reconhecimento até 2018 como referência ao ecoturismo no Nordeste.  Foram estabelecidos também objetivos como melhorias na infraestrutura que influenciará nas demais ações e metas como melhorias no acesso à cidade, capacitação profissional e sinalização turística.
“Estes foram alguns pontos levantados durante as reuniões. Todas as constatações que foram levantadas através das discussões de todos, serão trabalhadas e aperfeiçoadas pelos técnicos do SEBRAE, para que muito em breve possa se ter um diagnóstico definitivo do turismo nortetaquaritinguense. Os resultados virão a curto, médio e longo prazo e o mais importante é que possam chegar para o bem de toda a comunidade”, declarou a Secretária Magda Lucélia.
Estiveram também presentes durante esse evento o Secretário de Saúde Ronaldo Veiga e os Vereadores Geovane e Lukinha, parceiros e incentivadores que também torcem pelo sucesso do turismo na Dália da Serra. (Por: Carlos Alberto Leandro – ASSIMP – PMTN)