domingo, 14 de julho de 2013

SETURDE e SEBRAE promovem palestra sobre gestão de pessoas

A Secretaria de Turismo, Esportes e Desenvolvimento Econômico (SETURDE) promoveu na última sexta-feira (12/julho) em parceria com o SEBRAE, uma palestra sobre gestão de pessoas voltadas para os negócios, mais especificamente o turismo. Essa é mais uma ação dessa secretaria, que está sempre buscando a consolidação e o crescimento responsável e sustentável do turismo em Taquaritinga do Norte. A palestra abordou o relacionamento entre as pessoas em um empreendimento,desde a  contratação até o relacionamento entre todos.
A Secretária de Turismo Magda Lucélia fez a abertura da palestra juntamente com Danuzy Celestino integrante do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) que destacaram a importância da palestra como forma de instruir e capacitar todos os presentes que querem crescer de maneira sólida e duradoura em seus empreendimentos.
A palestra foi comandada pelo consultor do SEBRAE Odilon Medeiros que destacou em primeiro lugar que todos devem ter uma vontade espontânea de crescer, "essa vontade é importantíssima" lembrou o consultor. Ele revelou também que o Brasil é um dos países que mais se destacam nos empreendimentos, entretanto também é um dos que mais fecham seus negócios. Durante a proveitosa palestra o consultor Odilon também destacou os contextos de desenvolvimentos da gestão de pessoas que são o forte desenvolvimento econômico e tecnológico, as experiências e doutrinas humanistas o aperfeiçoamento das relações de trabalho, onde quanto melhor o ambiente for melhor será o relacionamento entre as pessoas.
Outro ponto de destaque da palestra foi o seguinte lembrete: Somos diferentes, cada um tem um perfil. Não podemos forçar os outros a serem parecidos conosco ou com aquilo que acreditamos, pois caímos no erro de não descobrir o verdadeiro potencial de cada um e consequentemente, não serão nem o que queríamos nem o que eram. Em um empreendimento existe também a fase do recrutamento das pessoas que é outro fator importantíssimo em um empreendimento. Esse recrutamento pode ser interno onde pessoas são recrutadas dentro das empresas em que trabalham e externo onde são recrutadas no mercado de trabalho através de jornais, revistas e TV.
Foram passados aos presentes algumas técnicas de seleção de pessoas tais como; análise curricular, testes psicológicos, testes de conhecimentos, testes situacionais, (que são voltados para cada área escolhida de trabalho) e ainda a entrevista orientada que são voltadas para objetivos com base na descrição e especificação do cargo.
O evento agradou bastante aos 45 participantes que interagiram com o palestrante fazendo perguntas e tirando dúvidas com ele. O Consultor lembrou a todos que o SEBRAE possui um curso de 24 horas chamado "NA MEDIDA", voltado para os mais variados temas.  A palestra GESTÃO DE PESSOAS teve um total de 60 inscritos e apenas 15 não estiveram presentes e os que compareceram receberão certificados. A próxima palestra será no dia 09 de agosto e terá como tema "ATENDIMENTO AO CLIENTE".  (Carlos Leandro/ASSIMP – PMTN)