sábado, 20 de julho de 2013

Criação de peixes é tema de curso em Taquaritinga

Já profetizava Antônio Conselheiro que “O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão” e antes que esta profecia se torne realidade a Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária, promoveu em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e através do Sindicato Rural de Vertentes,  o curso Trabalhador na Piscicultura, realizado na propriedade de José Romildo (Bida), no Sítio Situação, em Taquaritinga do Norte.
O curso teve início no dia 15 e foi até o dia 18 de julho, com carga horária de 32 horas e contou com a participação de 12 pessoas de Taquaritinga do Norte, Santa Cruz do Capibaribe, Riacho das Almas e Brejo da Madre de Deus sendo ministrado pelo Engenheiro de pesca Demétrio Brandão.
Como conteúdos foram abordados segurança do trabalho, o alerta ecológico, tipos de piscicultura, construção de viveiros, abastecimento de água, drenagem, comercialização, custos x benefícios e uma serie de outros assuntos referentes à atividade.
A realização do curso de piscicultura marcou a retomada dos cursos do SENAR em Taquaritinga do Norte, ação implantada desde 1999 através da parceria com o Sindicato Rural de Vertentes, via o sindicalista Pedro Arruda, que já qualificou centenas de pessoas na Dália da Serra em variados segmentos da cadeia produtiva da agricultura familiar e do turismo.
“A piscicultura é uma atividade economicamente viável e que pode representar mais uma alternativa alimentar e de geração de emprego e renda no semiárido. O nível desta turma foi muito bom e tenho certeza que os ensinamentos do curso serão postos em prática pelos participantes em seus municípios”, declarou Demétrio Brandão.
Estão previstos 2 cursos para setembro de receitas com peixes voltados para os agricultores e também para o setor turístico, ambos gratuitos e com vagas limitadas, com as inscrições podendo ser feitas na Secretaria municipal de Agricultura e Pecuária.