quarta-feira, 17 de julho de 2013

Começa o Orçamento Participativo em Taquaritinga!

A Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte através da SEFIN (Secretaria de Finanças) deu início na tarde de hoje (16/julho) às reuniões referentes ao Orçamento Participativo 2013/2014, que é de suma importância para os destinos do município, pois é através dele que o povo reivindica suas necessidades e benefícios para sua comunidade.
Na abertura da reunião a Secretária Lurdinha Malaquias falou do crescimento da estrutura do Orçamento, e destacou que agora além das reivindicações que são colocadas em uma urna que fica na chegada da Prefeitura, o morador pode votar através da internet.  "Esses são os sinais da modernidade", declarou a Secretária. Ainda sobre o Orçamento ela afirmou que a participação nele é o "ato democrático mais importante depois das Eleições".
A Vereadora e Presidente da Câmara Rogéria Coelho também esteve presente à reunião, e fez questão de ressaltar a importância delas em várias partes do Município, e lembrou a todos que sempre participa.
Já o Secretário de Gestão Pública, Jurandir Coelho enfatizou que é de suma importância às reivindicações dos moradores, pois só assim, as ações, projetos e benefícios podem chegar a todos.
O Ex-Prefeito e Secretário de Governo Zeca Coelho também esteve presente, e disse estar muito contente com a presença dos vários moradores daquela localidade. “A presença dessas pessoas mostra que elas se preocupam com os problemas que os afligem, e nós iremos ajudá-los com certeza através do Orçamento Participativo”.
A primeira reunião contou com a participação da Secretaria de Educação, representada pelas funcionárias Camila e Raquel. Ainda durante o evento foram exibidos vídeos onde o Prefeito Evilásio Araújo, o Deputado Federal Bruno Araújo, o Deputado Estadual Diego Moraes e a Presidente da Câmara Rogéria Coelho, destacaram de forma bastante positiva as reuniões do Orçamento Participativo, onde o povo tem vez e voz e também foram exibidos vídeos de obras e alguns benefícios indicados no Orçamento como reforma de escolas, construção de quadras esportivas, limpeza de barragens recuperação de estradas e arações de terra.
Na parte final da reunião, os moradores das comunidades do Silva de Baixo, do Silva de Baixo e do Silva do Cajueiro fizeram as suas reivindicações mais urgentes para serem inseridas no próximo orçamento do Município. Os moradores do Silva de Cima pleitearam saneamento básico, iluminação e calçamento, pleitos também realizados pelos residentes no Silva de Baixo que também solicitaram a colocação de lombadas na via de entrada do bairro, um posto de saúde e transporte para enfermos, enquanto os do Cajueiro pleitearam uma cisterna comunitária e a revitalização da passagem molhada de acesso a comunidade.
Na ocasião, a Secretária Lurdinha Malaquias declarou que a comunidade irá receber futuramente um parque infantil, que será de grande importância para as crianças daquele lugar. Todos os pedidos e reivindicações foram devidamente registrados em ata, tornando-se um documento oficial da reunião.
A Secretária agradeceu a presença de todos que ficaram muito satisfeitos com mais essa edição do Orçamento Participativo da comunidade do Silva de Baixo. E lembrem-se as sugestões ao Orçamento Participativo 2014 podem ser enviadas através do Site Oficial e Portal da Transparência da Prefeitura que é: (www.taqdonorte.com.br). O futuro de Taquaritinga passa por você! (Por Carlos Leandro – ASSIMP/PMTN)