domingo, 9 de junho de 2013

Taquaritinga inicia peixamento de mananciais

Na busca por alternativas que possam contribuir com a geração de emprego e renda e também que possam ajudar na preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através das secretarias de Governo, Agricultura e Pecuária e Obras e Urbanismo, realizou na manhã deste sábado (8/junho) a colocação de 50 mil alevinos (filhotes de peixes) das espécies Tambaqui e Curimatã em açudes e barragens de todo o município. 
A ação é resultante da parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, que na ocasião foi representada pelo Engenheiro de Pesca Roberto Maurício e por André Catanhede, e foi articulada por Eduardo de Matos, chefe de gabinete do Deputado Estadual Diogo Moraes, em atendimento a uma solicitação do Vereador Gilson Carlos e também ao requerimento apresentado na Câmara pelo vereador Lukinha da Saúde.
O ponto de partida foi o açude Santo Amaro, recém-revitalizado pela Prefeitura, onde foram colocados 10 mil alevinos, sendo os demais destinados às comunidades rurais da Dália da Serra. Nem a chuva que teimava em dar o ar da graça e muito menos o frio que é marca registrada de Taquaritinga diminuíram a empolgação da operação que também contou com as presenças do Prefeito Evilásio, dos secretários Zeca Coelho e Damião Oliveira, do diretor do CAIC Marcos Augusto e alunos do projeto CAICART e também do empresário Lulinha e do cantor Marrom Brasileiro.
A expectativa é que os alevinos atinjam o peso de 1 quilo após um ano e possam representar mais uma alternativa alimentar para a população sendo esta operação a primeira etapa de um projeto onde serão colocados mais 200 mil alevinos em vários mananciais do município ainda este ano, conforme informou Eduardo de Matos.
“Ações como essa evidenciam o compromisso de nossa gestão com o homem do campo e com a geração de alternativas alimentares viáveis para toda a população. Priorizamos os mananciais onde realizamos obras de ampliação, limpeza ou revitalização como o açude Santo Amaro, pois além de reservatórios hídricos também estamos procurando torna-los economicamente sustentáveis com a exploração de atividades como a piscicultura”, afirmou o Prefeito Evilásio, que participou ativamente do peixamento.