sexta-feira, 21 de junho de 2013

Resíduos Sólidos: Palestrantes e Consultores apresentam soluções

A 1ª Conferência promovida pelo Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE) cuja temática abordada foi à destinação dos resíduos sólidos apresentou vários modelos de aproveitamento do lixo e alternativas que podem ser adotadas pelos municípios.
O primeiro a apresentar alternativas foi o Diretor de Meio Ambiente de Toritama Eduardo Araújo, que apresentou dois vídeos sobre o assunto lixo, que mostrou a experiência do município de Petrolina (PE) e de Barcelona (ESPANHA), modelos de gestão do lixo que estão sendo seguidos por diversos municípios.
Prosseguindo usou da palavra o consultor e especialista em consórcios Laércio Queiroz, que destacou a grande dificuldade de juntar as pessoas para trabalharem com consórcios, pois as pessoas ainda não descobriram o quanto é importante à união de todos quando se utiliza este instrumento.
Laércio ressaltou que a visão de consórcio tende a aumentar porque é desta forma que os municípios conseguirão resolver seus problemas e parabenizou os prefeitos conclamando a todos juntos buscarem a melhor solução em diversas áreas, não apenas em resíduos sólidos e também a aproveitarem a grande representatividade política do CONIAPE que conta com dois governadores (Pernambuco e Paraíba), dezessete prefeitos, vices prefeitos, vereadores, deputados estaduais, federais e senadores.
A primeira empresa a apresentar seu projeto foi a MTC – Construção, Incorporação e Administração de Imóveis, representada por Maurício Coelho, que passou a explanar sobre o tema resíduos sólidos apresentando uma solução através da empresa americana que desenvolve uma tecnologia de ponta, adequadamente ecológica, passando a apresentar slides aos presentes, mostrando com detalhes o processo, podendo uma indústria deste porte ser instalada no período de oito a quinze meses.
Na sequencia, o empresário Bento Junior, representante da Box 9 Participações e Administração Ltda iniciou sua palestra destacando a necessidade dos municípios terem o seu Plano de Gestão sobre Resíduos Sólidos e abordou o funcionamento de sua empresa onde é realizada uma triagem de material reciclável e só vai para a esteira o que não pode ser reaproveitado e passa pelo processo de incineração, gerando vapor e eletricidade.
Bento Junior informou que para se implantar uma usina desse tipo e porte é necessário que o município conceda incentivos fiscais e o terreno que deve ser de fácil acesso e que o município ou região produza pelo menos trezentas toneladas de lixo por dia, condição essencial para a viabilidade desta indústria que está implantando unidades no Rio Grande do Norte e Santa Catarina, usando uma das tecnologias mais avançadas no assunto.
Representando o Governo estadual, o Dr. Hélvio Polito foi convidado a usar da palavra e fez um panorama sobre resíduos sólidos no Estado de Pernambuco e destacou a importância de todos conhecerem a Politica Nacional sobre Resíduos Sólidos, dizendo que é algo importante e também de dificuldades para os municípios. Prosseguindo falou sobre a situação de Pernambuco quanto ao cumprimento da legislação sobre resíduos sólidos, apresentando slides sobre várias posições quanto à questão e destacou a importância do Consorcio alertando sobre sua responsabilidade de se unirem e que o Governo está para apoiar. Questionado pelos presentes sobre a questão de prazos dos Planos de Resíduos Sólidos, o Secretário informou que Pernambuco está promovendo ações no sentido de entregar aos municípios os referidos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no prazo de até um ano, sugerindo que como já existem recursos federais e estaduais previstos para custear a elaboração dos planos, seria mais interessante aos municípios deixarem para dispender recursos próprios na elaboração do plano de coleta seletiva, também exigida pela legislação.
A ARPE – Agência de Regulação de Pernambuco foi representada no evento pelo Dr. Arthur Pereira que na sua palestra destacou a regulação de Resíduos Sólidos, focando os aspectos legais sobre as politicas voltadas ao tema, tendo também falado sobre as atividades da ARPE. Sequenciando foram exibidos dois vídeos que fizeram parte da apresentação da empresa J. Esio Engenharia, que justificou sua ausência e enviou o processo efetivado pela Usina Verde, localizada no Rio de Janeiro, em vídeo.
O lado jurídico do tema também foi destacado na palestra dos advogados do CONIAPE os Drs. Leonardo Saraiva e André Pitt, que destacaram a relevância de eventos deste tipo e informaram que em Pernambuco houve uma audiência pública na Justiça Federal que contou com a participação maciça dos poderes constituídos e fiscalizadores como o IBAMA e o Ministério Público Federal e Estadual. Também ressaltaram a importância do CONIAPE enfocando o interesse que os prefeitos estão tendo para resolverem a questão, lembrando as formalidades legais como a assinatura do Protocolo de Intenções e outras etapas que devem ser cumpridas, sendo importante que os prefeitos passem a observar a necessidade documental inclusive para comprovação junto ao Tribunal de Contas do estado, afim de que possam se munir de elementos capazes de provar que está havendo intenção e ação para solucionar a questão do meio ambiente, no caso dos Resíduos Sólidos e também que os municípios possam aprovar as Leis que aderem o Protocolo de Intenção, e consequentemente integração ao CONIAPE, para que possa ser colocado em aprovação o Estatuto da Instituição.
Os participantes puderam interagir com os participantes para tirarem as dúvidas, espaços em que os Prefeitos e representantes puderam esclarecer pontos diversos sobre a temática abordada.
Coube ao Presidente da AMUPE José Patriota fazer uma rica explanação sobre as dificuldades que os municípios atravessam e a responsabilidade que paira sobre os Prefeitos que são fiscalizados pelos Tribunais de Contas, pela Câmara, pelo Ministério Público, pela Imprensa e que a cada dia recebem menos recursos e ganham mais atribuições. “Tudo de ruim a culpa é dos prefeitos, desde que o homem nasce à responsabilidade é do prefeito; é o lixo, o buraco na rua, a merenda, o jumento na rua, a falta de médico, qualquer bronca vem tudo nas costas do prefeito”, destacou.
Patriota mostrou que os prefeitos são muito visados e vítimas de uma relação desigual quando a responsabilidade é toda do prefeito e que os recursos são poucos, pois a união fica com a fatia maior e os municípios com apenas 15% (quinze por cento) para arcar com suas obrigações. Também falou da preocupação quanto à queda do FPM a partir de agora e destacou o consórcio como uma alternativa que se apresenta viável para lutar conjunto em favor dos municípios dando exemplo de sucesso desta ação em outros estados, enquanto Pernambuco conta com apenas seis consórcios engatinhando. A administração do Prefeito Evilásio Araújo também foi bastante elogiada pelo Presidente da AMUPE, que finalizou suas palavras convidando todos para a Marcha dos Prefeitos em Brasília no próximo mês e colocou a entidade a disposição dos municípios.
Evilásio encerrou o evento agradecendo a participação e presença de todos e comemorou o sucesso da iniciativa, onde a temática resíduos sólidos foi amplamente debatida e a busca de alternativas é uma necessidade crucial para as administrações municipais.
“A conferência deixa um saldo bastante positivo e pudemos perceber o interesse e a preocupação dos Prefeitos com este tema de tamanha complexidade. Tenho a certeza que hoje avançamos muito e que juntos iremos encontrar as soluções adequadas para enfrentarmos este grande problema”, comemorou o prefeito Evilásio.