sexta-feira, 21 de junho de 2013

Prefeitos e autoridades prestigiam abertura da Conferência sobre Resíduos Sólidos

O que fazer com o lixo e quais as alternativas mais viáveis para resolver este grave problema? Essa pergunta alimentou a 1ª Conferência promovida pelo Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE), consórcio público integrado por 17 municípios do Agreste pernambucano e também por cidades paraibanas que se limitam com o Polo das Confecções do Agreste, cuja temática abordada foi à destinação dos resíduos sólidos, problema que foi minuciosamente debatido entre todas as esferas de poder, empresários e a sociedade civil.
O evento foi realizado nesta quinta-feira (20/junho) no auditório da Pousada Várzea Grande, em Taquaritinga do Norte, e teve o Prefeito Evilásio Araújo, que também é o Presidente do CONIAPE, como anfitrião que abriu o evento, juntamente com a Primeira Dama Eva Casé, dando as boas vindas aos Prefeitos José Patriota (Afogados da Ingazeira), que também é o Presidente da AMUPE, Padre Cazuza (Poção), Odon Ferreira (Toritama), Lula da Capivara (Frei Miguelinho), Túlio José Vieira (Surubim), Alex Robervan (Santa Maria do Cambucá), Daniel Pereira (Vertente do Lério), Hilário Paulo da Silva (Brejo da Madre de Deus), João Mendonça (Belo Jardim), Jonathas Miguel (Bom Jardim), Deda Pacheco (Prefeito em exercício de São Caetano) e José Genivaldo (Cortês). A cidade de Pesqueira foi representada por Luciano Benone (Vice Prefeito) e Josivaldo Santana (João Alfredo), José Milton (Alcantil) e José Celestino (Riacho das Almas) representaram os Prefeitos de seus municípios.
Na Conferência o Governo de Pernambuco foi representado por Dr. Hélvio Polito, Secretário Executivo da SEMAS e CPRH e por Dr. Artur Pereira (ARPE) e o CONIAPE pelos consultores jurídicos Dr. André Pitt e Dr. Leonardo Saraiva e também por Dr. Laércio Queiroz, consultor especialista em consórcios públicos. Representaram as empresas com atividades em resíduos sólidos os empresários Bento Junior (Box 9 Participações e Administração), Maurício Coelho (MTC) e Dr. Alcio Pitt e a Dália da Serra foi representada pelo Vice Prefeito Lero, pela Vereadora Rogéria Coelho e pelos Vereadores Gilson Carlos, Luquinha da Saúde, Eraldo de Pedra Preta e Geovane e também por todos os secretários municipais, por líderes comunitários e representantes da sociedade em geral.
O cerimonialista Nicácio Figueiredo abriu os trabalhos convidando os componentes da mesa e, após a execução do Hino Nacional, o Prefeito Evilásio Araújo fez a abertura oficial da Conferência.
Evilásio deu as boas vindas aos presentes e falou da finalidade da reunião, onde iria ser discutido tema Resíduos Sólidos, assunto que já está na pauta dos Prefeitos em virtude da necessidade do cumprimento até agosto de 2014 da lei dos Resíduos Sólidos, por parte dos governos municipais. Também conclamou todos os representantes dos municípios para a responsabilidade dos Prefeitos quanto ao empenho para que o CONIAPE possa se desenvolver atendendo aos anseios de todos.
Ele também falou sobre a visita que fez a USINA VERDE (RJ) que desenvolve a tecnologia de transformação do lixo em energia, inclusive com certificação das autoridades competentes, onde aproveitou a ocasião e pediu ao representante do estado, Dr. Hélvio Polito, para ajudar neste sentido, afim de que se encontre uma solução definitiva sobre a questão do lixo, visto que já existem atualmente tecnologias mais avançadas que os aterros sanitários. Finalizando, agradeceu a participação do Dr. Alcio Pitt e do Dr. Artur Pereira pela parceria, que foi decisiva para a realização da conferência.
O Secretário Municipal de Saúde e Meio Ambiente Ronaldo Veiga, usou a palavra e destacou a satisfação de estar participando desta reunião que leva a buscar resolver o problema da questão do meio ambiente, sobretudo resgatando a cidadania do povo, destacou o desafio que tem enfrentado na área, contudo afirmou que “está lutando para mudar o quadro e fazer diferente, para isto chamou atenção da necessidade de amadurecer a ideia do Consórcio”. Ronaldo também falou da importância do tema e destacou que só com a união de todos se encontrem soluções.