domingo, 30 de junho de 2013

PAC 2: Taquaritinga é contemplada com uma retroescavadeira

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregou na última sexta-feira (28/06) 98 máquinas agrícolas, sendo 33 retroescavadeiras e 65 motoniveladoras, destinadas a 85 municípios e que deverão atender 153.772 agricultores familiares e uma população rural de quase 900 mil pessoas em todo o Estado de Pernambuco.
A solenidade de assinatura dos contratos de cessão de equipamentos do PAC2 ocorreu em Recife e contou com a presença do Ministro Pepe Vargas (MDA), do Secretário estadual de Agricultura Aldo Santos e de políticos e Prefeitos contemplados com esta importante ação.
O investimento do MDA na aquisição das máquinas foi de R$ 28,5 milhões. Em Pernambuco já foram entregues 246 equipamentos, o que totaliza R$ 60,9 milhões investidos. Para o secretário estadual da Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, o conjunto de máquinas entregues é de extrema importância para os municípios de Pernambuco. “Elas vão ajudar no combate à seca, mudando a triste realidade de quem vive no semiárido. Temos a certeza de que isso, somado ao Plano Safra Semiárido, vai mudar a realidade e a condição de quem hoje sofre as consequências (da estiagem)”, ressaltou. 
Além das retroescavadeiras e motoniveladoras, cada um dos 1.440 municípios localizados no Semiárido e os reconhecidos como situação de emergência ou estado de calamidade pública receberá, ainda, caminhão caçamba, pá carregadeira e caminhão pipa. Esse conjunto de equipamentos também foi anunciado pela presidenta Dilma Rousseff no início do ano.
As retroescavadeiras e motoniveladoras serão usadas para a reestruturação de estradas vicinais, construção de reservatórios de água, como barragens subterrâneas e a perfuração de cacimbas em leitos de rios.
De acordo com o ministro a entrega de equipamentos está priorizando o Semiárido. “Nosso foco principal é quem está sofrendo com a seca. Municípios com decreto de situação de emergência são nossa prioridade e eles vão receber cinco equipamentos, cada. Os mais de cinco mil municípios brasileiros que se enquadram nas regras do PAC 2 vão receber 18 mil equipamentos até o primeiro semestre de 2014”, garantiu.
Neste repasse do MDA Taquaritinga foi contemplada com uma retroescavadeira, equipamento que será de relevante importância para a assistência dos agricultores familiares da Dália da Serra. “Ficamos muito felizes com esta retroescavadeira que nos ajudará a ampliar o leque de ações que já estamos desenvolvendo em prol do homem do campo em Taquaritinga do Norte”, declarou o Prefeito Evilásio Araújo que nos próximos dias estará fazendo a entrega da retroescavadeira aos agricultores do município.