sábado, 4 de maio de 2013

Taquaritinga entra no combate ao Câncer Bucal

Neste sábado (4/maio), a Dália da Serra recebeu mais de 50 estudantes e profissionais de odontologia da Faculdade ASCES, de Caruaru, que juntamente com a equipe da secretaria municipal de saúde realizaram mais uma campanha de prevenção ao câncer bucal, ação coordenada no município através da Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente, tendo a frente o Dr. Douglas César, Coordenador de Saúde Bucal e o secretário de saúde Ronaldo Veiga.
Esta campanha de Saúde Bucal faz parte do Projeto Asa Branca da ASCES (Associação Caruaruense de Ensino Superior), coordenado pelo professor Dr. Uoston Holder, e visa detectar todos os tipos de lesões bucais porta a porta e em estandes espalhados pela cidade. Este projeto foi criado em 2001, pela ASCES e pela terceira vez é realizado na Dália da Serra.
Na chegada dos participantes foi servido o café da manhã aos presentes e logo após realizada a abertura oficial onde estavam presentes os coordenadores da ação e o Prefeito Evilásio Araújo. Na sequencia as equipes foram distribuídas nas localidades de Pão de Açúcar (Cruzeiro, Badoque e Serrinha), Vila do Socorro, Silva de Cima e Silva de Baixo, Placas, Açudinho, Gravatá do Ibiapina, Algodão, Lagoa do Jucá, Jerimum, sede, feira do município, Zamba, Brasília, Marília e Loteamento Capibaribe, ocasião onde os coordenadores da ação Dr. Douglas César e professor Uoston Holder visitaram as rádios Taquaritinga FM e Nova geração FM para falarem e convocarem a população a participarem do projeto.
Os pacientes que forem diagnosticados com problemas de fácil solução recebem encaminhamento e são acompanhados por profissionais e estudantes da área de odontologia do próprio município e os demais, que necessitarem de tratamentos mais complexos, serão encaminhados a órgãos competentes para o tratamento adequado, sendo importante destacar que todo atendimento e realização de algum exame serão gratuitos.
Satisfeito com o andamento da ação o Dr. Douglas comemorou mais uma edição deste programa em Taquaritinga. “A cada ano os índices diminuem o que é muito positivo e esperamos manter esta média e os casos detectados terão total atenção do governo municipal”, declarou.