quarta-feira, 22 de maio de 2013

SNC reúne gestores pernambucanos em oficina do MINC

Em Pernambuco, a Oficina para Implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), foi promovida pela Coordenação Geral de Institucionalização e Monitoramento do SNC (CGIM) da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) em parceria com a Representação Regional Nordeste (RRNE / MinC) iniciou sua programação nesta última segunda feira (20) com um panorama da atual situação do sistema junto aos gestores, agentes culturais e autoridades estaduais. A meta é focar na incorporação do sistema por meio da assinatura do Acordo de Cooperação Federativa, de forma bilateral entre Governo Federal, Estados e Municípios. O evento seguiu seu cronograma até o dia 22 de maio apresentando conceitos, princípios e componentes do SNC, além do processo de integração dos Sistemas Estaduais e Municipais de cultura.
Ministrado pela assessora da RRNE Fernanda Matos, pela consultora da UNESCO Telma Olivieri e o Servidor Federal do Ministério da Cultura Sérgio Pinto, o encontro esclareceu sobre a elaboração do plano de trabalho dos municípios. O representante da Secretaria de Cultura do Recife, Fernando Coelho Filho, esteve presente na cerimônia de abertura e explicou a importância do processo na adesão do SNC: “Nota-se que muitos municípios ainda não se integraram ao SNC aqui em Pernambuco. Para o governo estadual e os municípios prezarem pela continuidade de suas ações e administrar de forma dinâmica os recursos financeiros federais, é preciso que a sociedade esteja participando ativamente do Sistema Nacional de Cultura”.
Cerca de 22 estados, Distrito Federal e 1777 municípios já assinaram ou estão presentes a assinar o Acordo de Cooperação Federativa. Cerca de 744 municípios já cumpriram todas as fases de formalização e iniciam o processo de construção dos sistemas de cultura. Segundo a consultora Telma Olivieri, as oficinas funcionam de forma didática para a formação de gestores culturais. “Esses encontros foram pensados no final do ano passado para os municípios que aderiram o SNC. É uma etapa fundamental, pois o processo passo a passo da implementação do sistema ainda é desconhecido. As oficinas servem para formar e capacitar os secretários de cultura na gestão das políticas culturais”, informou.
A reunião reuniu municípios em diferentes estágios de alinhamento ao SNC e as oficinas seguiram até esta quarta-feira (22/05), no Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), das 9h às 18h e Taquaritinga do Norte foi representada no evento pela Secretária de Educação e Cultura Ilka Paloma e pela Diretora de Cultura Anália Arruda.Baseado no texto de Álvaro Júnior – Ascom MinC / RRNE / Fotos: Álvaro Júnior e Juliano da Hora / SEDUC. (http://culturadigital.br/mincnordeste/2013/05/21/snc-reune-gestores-pernambucanos-em-oficina-do-minc/)