sexta-feira, 17 de maio de 2013

SECSAU realiza Capacitação em Saúde Mental

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (17/maio) no auditório Edvaldo Félix da Silva, na Prefeitura de Taquaritinga do Norte a 1ª reunião para capacitação das equipes dos ESF'S (Equipe de Saúde da Família), com este evento sendo promovido pela Secretaria municipal de Saúde e Meio Ambiente e pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e foi ministrada pelo Psiquiatra Dr. Orlando Medeiros, tendo como tema central os transtornos mentais e o matriciamento na saúde da família onde participaram da capacitação os enfermeiros dos ESF'S e também as enfermeiras chefes que da rede municipal.
Segundo o Dr. Orlando Medeiros, psiquiatra que atua no CAPS do município e na SECSAU, a maior causa dos problemas de saúde mental é a desestruturação social que atinge a família, provocada em muitos casos pelo álcool, drogas e outros fatores.
Visando enfrentar estes problemas de saúde mental a Prefeitura de Taquaritinga do Norte instalou uma unidade do CAPS que já está em funcionamento e é localizada no distrito de Pão de Açúcar, próximo a Escola Gilzenete Guerra e atende pacientes a partir dos 14 anos, com transtornos mentais graves e reinternação frequentes.