domingo, 28 de abril de 2013

Limpeza do açude Santo Amaro próxima do final

A obra de maior repercussão deste início de governo do Prefeito Evilásio Araújo está chegando a sua parte final: a limpeza do açude de Santo Amaro, após 55 anos de abandono é uma realidade, com este importante manancial cumprindo sua finalidade e já acumulando água das últimas chuvas caídas na Dália da Serra!
Embora tenha dificultado a operacionalização da retirada da lama existente, as chuvas proporcionaram um armazenamento significativo de água, evidenciando a ampliação da capacidade e o nível do serviço que foi executado que, quando concluído, permitirá uma ampliação de mais de 40% na área de acúmulo de água, pois em alguns locais do leito o nível de retirada do material chegou a mais de 3 metros de profundidade, tendo como referência o leito existente.
Uma das etapas de maior trabalho foi a implosão e a retirada das pedras do lageiro que existia no meio do açude, ação conduzida com muita perícia pela empresa executante da obra, uma vez que se tratava de uso de explosivos e apresentava riscos de acidentes, sendo esta etapa concluída com total sucesso e sem nenhum incidente.
As próximas etapas da limpeza serão a retirada da lama na parte restante, o que representa ainda cerca de 30% da área a ser limpa, a limpeza final da área próxima ao sangradouro e dos aceiros, a retirada da estrada que serve para a remoção do material e a reconstrução de trecho do paredão que foi derrubado para a entrada de veículos. Segundo Genivaldo Lins (Gena), executor da obra, “se São Pedro ajudar é provável que em 10 dias todo o serviço seja concluído”.