quinta-feira, 25 de abril de 2013

Começa implosão de pedras no açude Santo Amaro

A manhã desta quinta-feira (25/abril) foi marcada pelas primeiras implosões do lageiro localizado no açude Santo Amaro, em Taquaritinga do Norte. Esta ação integra o conjunto de intervenções da obra de maior repercussão até o momento desta nova gestão do Prefeito Evilásio Araújo, a limpeza deste manancial que desde 1955 recebia os esgotos da cidade e estava completamente aterrado.
Os preparativos para a implosão tiveram início ontem com os técnicos perfurando toda a estrutura da rocha para a colocação de explosivos e tiveram continuidade hoje com a colocação dos explosivos e a barreira de pneus, evitando assim acidentes provocados por fragmentos de rocha. O sistema de acionamento dos explosivos é elétrico e não representa nenhum risco, sendo a operação conduzida obedecendo todos os padrões exigidos de segurança.
Após a implosão, as pedras serão retiradas o que irá aumentar consideravelmente a capacidade de acúmulo de água deste manancial, uma vez que a mesma ocupa uma área bem significativa do leito do açude.