quarta-feira, 6 de março de 2013

PROVAB: mais médicos para o interior

O Prefeito de Taquaritinga do Norte Evilásio Araújo, juntamente com o Secretário de Saúde Ronaldo Veiga e com a Chefe de Gabinete Deyze Cabral, prestigiaram na manhã desta quarta-feira (06/março), na Academia da Cidade do Coque, em Recife, das solenidades de lançamento do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) 2013, ação que promove a  qualificação médica por meio de atendimento na Atenção Básica levando médicos para periferias de grandes cidades, municípios do interior e áreas remotas, evento que contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que ministrou a  aula inaugural sobre Atenção Básica para orientar profissionais que trabalharão nas unidades básicas em Pernambuco, que tem cerca de 14 mil médicos, sendo que mais de nove mil estão na capital, conforme aponta uma pesquisa recente do Conselho Federal de Medicina.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que uma das formas de tentar tornar a distribuição dos médicos mais uniforme no estado é através do PROVAB, que em Pernambuco contará com 382 profissionais que irão trabalhar nas unidades básicas de 96 municípios, cursando especialização em Saúde da Família e recebendo bolsa federal no valor de R$ 8 mil por mês. Os médicos vão permanecer um ano no local para o qual forem designados. “Se eles forem bem avaliados pela população durante esse período, fizerem um bom atendimento, o que vai ser verificado através de pesquisas, ele pode ganhar pontos na hora de fazer a especialização. Digamos que ele quer fazer especialização em cirurgia plástica, dermatologia, vai receber 10% de bônus na nota por ter prestado esse serviço”, explicou Padilha.
“Essa interiorização das ações de saúde através dos médicos do PROVAB será muito importante para os municípios, especialmente para os pequenos, onde as despesas com saúde oneram muito as administrações. É uma lacuna que começa aos poucos a ser preenchida pelo Governo Federal e que será muito bem vinda em Taquaritinga do Norte”, declarou o Prefeito Evilásio Araújo.