sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Começa construção e limpeza de barragens em Taquaritinga


Nesta quarta-feira (30/janeiro), foram iniciadas na zona rural de Taquaritinga do Norte as obras de construção e limpeza de barragens e barreiros, ação de essencial importância que irá proporcionar ao homem do campo a possibilidade de ampliação da captação de água da chuva e de poder enfrentar períodos críticos de estiagem como o que vem assolando a nossa região desde o ano passado.
A Dália da Serra foi contemplada com a liberação de 1.200 horas-máquina através do IPA, que serão destinadas a recuperação de mananciais na região semiárida e também a construção de mais de 20 novas pequenas e médias barragens, que terão uso comum, pois serão construídas em propriedades onde toda a população vizinha poderá usufruir da água disponível.
A escolha dos locais para construção destas importantes benfeitorias foi feita em comum acordo com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e com as Associações Rurais, sendo adotados critérios de viabilidade técnica e também da escolha de comunidades onde mais famílias pudessem ser beneficiadas.
A limpeza destes mananciais é um antigo anseio dos produtores rurais de Taquaritinga que aguardam o início da estação chuvosa e sonham em ter como acumular mais água para poderem enfrentar a seca.
O fornecimento destas 1.200 horas-máquina foi um dos itens solicitados pelo Prefeito Evilásio Araújo e já atendido pelo Secretário Estadual de Agricultura Ranilson Ramos, por ocasião na visita dele ao município no último dia 10 de janeiro.