quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Taquaritinga realiza a maior festa de padroeiro de todos os tempos.


A Dália da Serra vivenciou entre os dias 06 e 15 de janeiro a maior festa de seu padroeiro, Santo Amaro, já realizada durante todos os tempos. Tanto a parte religiosa brilhantemente comandada pelo Padre Ivemar Pontes e a parte festiva sob a batuta da Secretária de Turismo Magda Lucélia, proporcionaram a realização de um evento sem precedentes na história deste município.
No dia 15 de janeiro, a programação religiosa começou a ser vivenciada com a Santa Missa dos Romeiros tendo o Padre Expedito Claudino, da Paróquia de São Sebastião em Orocó, como celebrante e a animação ficando por conta do Coral Santo Amaro. Às 10 horas o Bispo Dom Bernardino Marchió celebrou a missa solene que foi animada pelos Ministérios de Música da paróquia. O apoteótico momento da Festa é a tradicional procissão que percorre as principais ruas da cidade e atraiu mais de 20 mil fiéis este ano, sendo uma das maiores de todos os tempos e que atrai pessoas de todo País, especialmente filhos de Taquaritinga que moram em outras cidades e vem anualmente participar desta grande celebração religiosa. Os moradores também homenageiam o padroeiro em suas casas, colocando imagens do Santo, flores e manifestando outras formas de agradecimento.
 Este ano a procissão teve a presença do Frei Fernando Rossi, fiel companheiro do Frei Damião de Bozzano, que aos 94 anos de idade ainda percorre os caminhos da fé pelo Brasil. Antes da saída da procissão o Frei, agradeceu ao Padre Ivemar Pontes pelo convite de retornar a cidade depois de muito tempo sem participar da Festa do Padroeiro e também ao Bispo Dom Bernardino Marchió. As atividades religiosas foram encerradas com um majestoso show pirotécnico e a apresentação do Padre Edson Rodrigues, com o show Mensagem, para uma praça tomada de gente em plena terça-feira.
O Polo Arraial do Bardigão também atraiu m grande público, oriundo na maioria da zona rural, que não deixaram a animação cair e embalados por Nelson do Brega, Bidinga e Forrozão Chinelar entraram noite adentro embalados por muito arrasta pé.
No palco principal, a agitação ficou por conta do sertanejo universitário de Francisco Caldas e continuou com a Banda e Trio Asas da América, esta já cadeira cativa na festa do padroeiro. Enfim chegou o momento mais esperado da Festa: mais de 30 mil pessoas se comprimiram na pequena área disponível para o tamanho da multidão e num estado de histeria coletiva sem precedentes em Taquaritinga, fizeram a Dália da Serra explodir com os hits do momento que animam os paredões, sob a batuta de Wesley Safadão e da Banda Garota Safada, um “arrasta quarteirão” que inseriu Taquaritinga definitivamente na rota de apresentação de grandes artistas nacionais. O Prefeito Evilásio agradeceu a multidão presente e coube ao Deputado Estadual Diogo Moraes anunciar as Bandas Garota Safada (14/março) e Forró do Muído (16/março) como as atrações da festa de São José, em Pão de Açúcar.
“Graças a Deus e ao Padroeiro Santo Amaro, conseguimos realizar a maior festa de todos os tempos. Agradeço o empenho de todos que, direta ou indiretamente, contribuíram com o sucesso desse evento, especialmente ao Deputado Diogo Moraes que através de sua articulação viabilizou a vinda de Garota Safada, ao Deputado Bruno Araújo, a nossa equipe da secretaria de turismo, as demais secretarias, aos patrocinadores e ao grande público presente. O trabalho está apenas começando, vem muito mais coisas por aí!”, declarou o Prefeito Evilásio Araújo.