quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Projeto TRILHAS em execução na Terra das Dálias



Sempre firmando parcerias e aderindo a novos projetos que trazem o desenvolvimento educacional da Terra das Dálias, a Secretaria Municipal de Educação aderiu ao Projeto TRILHAS. O mesmo tem como objetivo inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental em um universo letrado através de um conjunto de materiais elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade.

O projeto lançado em 2009 conta com uma Rede de Ancoragem Nacional que apóia sua implementação nas salas de aulas das escolas públicas, incentivando seu bom uso por meio de um processo de formação continuada e está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

Em 2011 o Instituto Natura estabeleceu parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o projeto estendeu-se a círculos maiores: o TRILHAS passou a envolver 3.300 municípios, beneficiando aproximadamente 72 mil escolas, 140 mil professores e mais de 3 milhões de crianças brasileiras.

Esta iniciativa só foi possível graças às Consultoras e Consultores Natura que vendem, sem obter lucro, os produtos da Linha Natura Crer para Ver. Os recursos arrecadados viabilizam o apoio e o desenvolvimento, via Instituto Natura, iniciativas voltadas para melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil.

Em Taquaritinga do Norte o Projeto TRILHAS veio através da indicação da consultora Natura, Selma Celestino, que incentivou a Secretaria de Educação a fazer a adesão e com isso beneficiou 114 alunos da Escola Francisca Moura pereira da Silva e 88 alunos da Escola Gilzenete Guerra do Distrito de Pão de Açúcar.

Toda coordenação do Projeto na Terra das Dálias está por conta das Orientadoras pedagógicas Lucia Ferreira e Kátia Cristina.