segunda-feira, 9 de julho de 2012

Prefeitura de Taquaritinga realizou II Fórum do selo UNICEF


A prefeitura de Taquaritinga do Norte junto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e com o apoio da Comissão Municipal Pró-Selo UNICEF realizaram na última sexta – feira (06) o 2º Fórum Comunitário Selo UNICEF – Município Aprovado 2009/2012.

O mesmo foi realizado no Auditório Edivaldo Felix, na sede do Governo Municipal e teve como objetivo avaliar os avanços das politicas públicas voltadas para crianças e adolescentes da Dália da Serra. Avanços estes, propostos no primeiro Fórum realizado em 2010, onde grupos formados por vários seguimentos do município expuseram as problemáticas existentes nas áreas da educação, saúde, cultura, esporte e assistência social.

O evento contou com a participação de pessoas de vários seguimentos do município para uma melhor avaliação de como está sendo posto em prática os direitos das crianças e adolescentes nortetaquaritinguenses, tudo supervisionado por um mediador do UNICEF que posteriormente fará toda pontuação necessária do município para a possível conquista do selo.  

O evento foi apresentado por dois jovens que fazem parte do Pro Jovem Adolescente do nosso município com o apoio do articulador do selo que explanou ações de grande relevância para o desenvolvimento do município e consequentemente de sua população. Como exemplo dessas ações, pode-se citar: a inauguração de novas unidades de saúde e de novas escolas, a construção de quadras, a realização dos programas Saúde na Família, Saúde Bucal e Saúde na Escola; a promoção de conferências municipais, a criação dos Jogos Escolares, o incentivo a cultura e a participação de jovens em cursos profissionalizantes, entre outras.

"Estamos lutando juntos para recebermos o prêmio internacional, que reconhece as melhorias conquistadas na vida das nossas crianças e adolescentes. O reconhecimento é muito bom, mas o melhor é vermos que estamos trazendo melhorias para nossas crianças e jovens, dando-lhes melhor qualidade de vida”, destacou a Presidente do Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Mauricéa Gomes.

O resultado oficial será divulgado em novembro deste ano contendo a relação de todos os municípios que serão contemplados com a Certificação do Selo Unicef, o que representa um avanço significativo nos indicadores sociais da infância e adolescência do município.


Fique por dentro:

O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.