quarta-feira, 25 de julho de 2012

Orçamento participativo é debatido em Taquaritinga do Norte



Aconteceu na manhã de hoje (25) na sede da Câmara dos Vereadores de Taquaritinga do Norte a primeira audiência pública para a elaboração do orçamento participativo edição 2013.

O mesmo é um dos principais instrumentos de participação popular dentro do poder público com finalidade de discutir, acatar e eleger as opiniões da população para a elaboração dos instrumentos orçamentários para o exercício 2013, obedecendo à lei de responsabilidade fiscal. Participaram da reunião de hoje representantes e moradores das comunidades de Placas, Açudinho, Xavier, Riacho Doce, Bairro Brasília, Marilia, Beira Rio, Alto da Cocada, Jucá, Zamba, Amorim, Loteamento Capibaribe, Cumbe, São Brás, Gameleira, Cajá, Queimadas, Mateus Vieira, São Bento, Juá, Retiro, Pasta, São João, Oiti, Agreste, São Miguel, Furnas, Silva de Cima e de Baixo, Cardoso, Açude Velho, Maracajá, Assentamento Bom Nome, Mulungú e todo Centro da cidade.

Na ocasião, a secretária de Finanças explanou algumas ações realizadas no município, sendo uma prestação de contas dos pedidos solicitados pela população nas assembléias do ano passado.

Em seguida, a população agradeceu os benefícios realizados e fizeram novos pedidos para o exercício 2013, obedecendo às prioridades de cada localidade e o bem coletivo. Entre os principais pedidos da população podemos citar: melhorias de algumas estradas, construções de áreas de lazer, incentivo a cultura, iluminações de algumas localidades, criação de um museu, construção de um cemitério para a cidade, cobertura do canal do bairro Zamba, iluminação do trevo da comunidade de Placas, entre outras.

“É de suma importância a realização do orçamento participativo, pois a população passa a ter vez e voz e o dinheiro público é investido onde realmente é necessário, trazendo o desenvolvimento de todo município de forma participativa”, destacou a Secretaria de Finanças, Maria de Lourdes Malaquias.
E as reuniões seguem até o dia 31 em outras comunidades conforme cronograma abaixo:

Dia 26/07
Hora: 15h
Local: Comunidade do Jerimum/ Sede da Associação dos Agricultores
Compreendendo as localidades: Situação, Pedra Preta, Grude, Pé de Serra, Boa Vista, Serra dos Bois, Bandeira, Barauna Furada, Poça da Pedra, Assentamento Nova Esperança, Minguaiu, Fazenda São Paulo, Algodão.

Hora: 19h
Local: Distrito de Pão de Açúcar/ ACIPA
Compreendendo as Localidades: Espirito Santo, Ingá, Varzinha, Lagoa do Jucá, Espirito Santo.

Dia: 31/07
Hora: 15h
Local: Comunidade do Tatus/ Centro de Convivência
Compreendendo as localidades: Vila do Socorro, Vila Alta, Pegas, Mangas.

Hora: 19h
Local: Distrito de Gravatá do Ibiapina/ Associação Musical Padre Ibiapina
Compreendendo as localidades: Poço da Cachoeira, Jaburú de Baixo e de Cima, Assentamento Jaburú, Pororoca, Assentamento Monteiro, Monteiro, Areias, Risada, Riacho Doce dos Casé, Riacho Doce dos Julios, Cabaço.