sexta-feira, 4 de maio de 2012

IVANILDO COELHO DE HOLANDA



Nosso querido “Professor Ivanildo” é mais um nortetaquaritinguense muito amado e respeitado por todos, que tem seus grandes serviços prestados ao município na área da Educação. Um dos fundadores do Ginásio Severino Pereira e seu 1º Diretor, de 1955 até quando o Coronel Lucena assumiu. Um dos fundadores do Grêmio Lítero Social “José Bezerra” (Clube Serrano), 1º Presidente deste Grêmio e Professor.
            Quando fala de momentos marcantes de sua vida, conta com detalhes suas participações nas reuniões de escoteiros, orientadas pelo Chefe José Maria e como acólito sob a direção do Padre Otto Sailler, o vigário da época, Já na adolescência lembra -se com saudade do curso de Admissão no Seminário dos Padres do Sagrado Coração,o quando passou a fazer parte do Curso de Humanidades no Seminário de Olinda dos Padres Seculares. Foi um período de estudos e oração no convívio com companheiros, praticando esportes e estudando bastante. Os mestres eram os Sacerdotes que tanto proporcionavam conhecimento como os ajudavam na vida espiritual. Também estudou em Olinda o Curso de Filosofia.
            Na fase adulta – lembra-se do Bispo da Diocese de Nazaré da Mata que incentivava para que fosse cursar Teologia em Roma. Foi uma excelente oportunidade, mas Deus o indicou outro caminho, pelo qual seguiu com satisfação.
         Também fez o curso superior de Letras Neolatinas e quando professor da Universidade da Paraíba cursou mestrado em Educação, tendo como área de concentração “Administração de Sistemas Educacionais”, no Instituto Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.
            De volta a Universidade, afirma que foram marcantes as atividades como Professor e também como Diretor do Centro de Educação da UFPB, logo que foi criado. Valeram as assessorias exercidas e a participação como membro de alguns órgãos da UFPB.
            O Professor Ivanildo diz: Taquaritinga no Norte representa o lugar onde nasci e dei os primeiros passos como estudante, o lugar das férias e depois de formado, foi minha melhor oportunidade de ação como Educador. Foi o grande estágio de minha vida profissional. Como foi bom, como aprendi:
            “Tudo é bom sobre esta terra,
            Poema da Natureza”.