sexta-feira, 11 de maio de 2012

Desfiles cívicos e inaugurações marcam os 125 anos de Taquaritinga do Norte


Desde o último dia (02) que a pacata cidade de Taquaritinga do Norte vivencia seus 125 anos de Emancipação. Com uma vasta programação realizada pelo Governo Municipal, a população pode conferir homenagens a filhos ilustres da cidade, noites de poesias, mostras de conhecimento das escolas, peças teatrais, danças entre tantas outras manifestações que exaltavam o nome da Dália da Serra.

E para continuar com as homenagens a Prefeitura presenteou todos os nortetaquaritinguenses na noite de ontem (09) com um monumento e uma nova iluminação na entrada da cidade. O monumento possui uma estrutura formada por um totem e imagens do Brasão Oficial, a flor dália, galhos de café e um índio, todos em alto relevo representando nossas riquezas e cultura.

 Já nas primeiras horas de hoje (10) dia em que a cidade faz aniversário, a população foi acordada com a tradicional alvorada festiva com a Banda Dom Luiz de Brito. Em seguida o Altar da Pátria foi palco para o hasteamento dos pavilhões oficiais com a presença do Prefeito Evilásio Araújo, o Promotor de Justiça Iron Miranda, secretários municipais, professores, alunos de escolas públicas e particulares, vereadores, o grupo da melhor idade e a Banda Dom Luiz de Britto. Na ocasião alunos do Ginásio Municipal Experimental e da Escola Francisca Moura Pereira da Silva fizeram algumas homenagens à pacata cidade.

Em seguida, todos subiram a ladeira com destino ao Ginásio Municipal Experimental Severino Pereira para sua inauguração oficial. O mesmo funciona no antigo prédio da Escola Cenecista, o qual estava desativado, mas com uma visão inovadora e muita responsabilidade o Governo Municipal conseguiu adquiri-lo e torna-lo patrimônio do povo de Taquaritinga. O evento foi muito prestigiado pela população e também contou com a presença da última diretora da instituição Cleonice Rumão e de familiares do saudoso Coronel Lucena, grande benfeitor e educador que fez história na antiga escola Cenecista, que foram prestigiar a inauguração e a entrega de um busto do querido Coronel Lucena, sendo um momento muito emocionante por parte dos familiares e presentes que relembraram momentos históricos de suas vidas.

À tarde, os tradicionais desfiles cívicos tiveram inicio por volta das 16h levando uma multidão às ruas para prestigiar as apresentações das bandas marciais locais e das cidades circunvizinhas, dentre elas a Banda da Polícia Militar e um pelotão de homens do exercito brasileiro. Foi um verdadeiro show de criatividade e qualidade para homenagear a grande aniversariante.

Finalizando, as autoridades descerraram os pavilhões oficiais e seguiram para a igreja Matriz de Santo Amaro, onde participaram da celebração da santa missa em homenagem aos 125 anos da Dália da Serra.