segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Sucesso na III Conferência da Educação em Taquaritinga do Norte

Na última sexta feira (05) a Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Educação realizou a III Conferência Municipal de Educação. Com o tema: “Um portal para a inserção social – o sujeito como autor, o social como contexto e o aprendizado como processo”

Foi um grande evento que durou todo o dia com a participação das redes: municipal, estadual e privada de ensino bem como, representantes de várias entidades e segmentos da Dália da Serra. A Escola Francisca Moura Pereira da Silva – CAIC foi o local escolhido para o evento que contou com cerca de 400 inscrições.

O evento teve inicio com um café da manhã e a acolhida dos participantes era feita por personagens do seriado infantil de maior sucesso da TV, Chaves. Foi um momento de grande descontração, pois os participantes ficaram encantados com os personagens tirando fotos e se divertindo com os mesmos. Em seguida todos se dirigiram até a quadra da Escola onde aconteceu a abertura oficial da Conferência feita pela Secretária Ilka Paloma e a composição da mesa com Prefeito José Evilásio e sua esposa Eva Casé, o promotor Iron Miranda, o Padre Ivemar Pontes, o vereador Ronaldo Veiga, o Major da Polícia Militar João Bosco, Secretários Municipais e Gestores Escolares.

“A educação em Taquaritinga do Norte está caminhando a passos largos. Um exemplo é esta interação entre os professores e toda equipe da Secretaria de Educação para que as coisas venham a acontecer realizando grandes mudanças no contexto educacional da Dália da Serra, desde a qualidade do ensino até no bem estar dos alunos com merenda extra, fardamento, transporte escolar entre tantas outras melhorias”, completou o Prefeito José Evilásio.

Em seguida a primeira turma de libras do município, formada a maioria por professores municipais, fez uma apresentação em libras de uma musica que encantou e emocionou os presentes. Continuando os trabalhos a psicóloga Tereza Cristina fez uma explanação geral do tema da conferência destacando a construção social do sujeito, o desenvolvimento cognitivo entre outros assuntos de grande relevância para a classe docente trabalhar no dia a dia com os alunos.

Em seguida todos os presentes seguiram para os laboratórios de vivencia que eram divididos em subtemas ligados ao tema principal do evento. Logo em depois houve uma parada para o almoço onde foi animado com música ao vivo e bastante brincadeiras realizadas pela equipe de acolhida da conferência.

Voltando os trabalhos todos os presentes se dirigiram novamente aos laboratórios de vivencia onde participaram de outras palestras, pois cada participante tinha direito a escolher três laboratórios de sua preferência no ato da inscrição.

“Educação é feita para o aluno. E é nessa afirmação que trabalhamos nossa equipe para que nossos alunos coloquem em prática a teoria aplicada pelos docentes e se tornem cidadãos do bem dentro da sociedade. Isso que é verdadeira construção social do sujeito e que abordamos como ponto principal de nossa conferência”, destacou a Secretaria de Educação Ilka Paloma.

Ao cair da tarde, todos retornaram a plenária onde foram apresentados os anais dos laboratórios de vivência da III Conferencia com uma explanação resumida de cada palestra dando conhecimento a todos dos temas abordados.

O encerramento ficou por conta de uma confraternização ao tema havaiano e a entrega dos certificados de participação.