quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Primeira missa do vaqueiro em Serra dos Bois superou as expectativas

No último sábado (12) a comunidade de Serra dos Bois município de Taquaritinga do Norte foi rota para a primeira festa e missa do vaqueiro. Uma realização do governo municipal através da Secretaria de Turismo, Esportes, Cultura e Desenvolvimento Econômico, junto com a Associação dos Agricultores de Serra dos Bois.

Quem também deu todo apoio ao evento foi a Secretaria de Obras e Urbanismo que iluminou toda comunidade, montou palco e deu todo aparato necessário na festa.

Foi o dia inteiro com programações especial na comunidade com o objetivo de resgatar a cultura do vaqueiro e preservar as riquezas históricas da localidade que foi batizada como Rota do Cangaço o que ó vem fortalecer o turismo rural da Dália da Serra.

A festa teve inicio com uma procissão com todos os vaqueiros presentes saindo defronte a igreja e percorrendo algumas áreas próximas da comunidade acompanhada pelo poeta Joãozinho Aboiador ao som de muito aboio, costume dos vaqueiro quando conduzem o gado pelas pastagens ou para os currais. Na chegada os Padres Bianchi Xavier e Joaquim Lino junto a um grande público esperavam os cavaleiros para iniciarem a primeira missa do vaqueiro de Serra dos Bois. A mesma foi inspirada na tradicional missa do vaqueiro da cidade de Serrita, localizada no Alto Sertão do Araripe que desde 1971 foi idealizada pelo rei do Baião, Luiz Gonzaga e até hoje é celebrada no terceiro domingo do mês de julho.

Aboio e muita emoção marcaram a celebração que homenageou os vaqueiros presentes e os que fizeram histórias em Taquaritinga do Norte. “Este evento é um momento histórico em nossa comunidade e é de suma importância sua realização, pois preservamos nossas origens e nossa cultura, que é tão forte e não podemos deixar acabar. Mais não é só nossa história que devemos preservar também devemos cuidar do nosso patrimônio público zelando, pois ele é de todos” completou o Padre Joaquim Lino natural que viveu na comunidade toda sua infância.

Logo após a missa foi servido uma feijoada como forma de confraternização entre os vaqueiros. Em seguida aconteceu a competição de pega de garrafas entre os cavaleiros com premiação em dinheiro e troféus. Já a noite ficou por conta de grandes shows de trios pé de serra, Pedro de Bilal e Bidinga do acordeon.