domingo, 16 de outubro de 2011

Emoção marca inauguração em Taquaritinga




O dia do professor (15/outubro) ficará marcado na história da Dália da Serra pela inauguração de obras que homenagearam uma das maiores educadoras da história de Taquaritinga: a professora Maria do Carmo Cordeiro de Arruda Borges, mais conhecida por Carminha Arruda, responsável pela formação de inúmeros alunos que contribuíram diretamente com o desenvolvimento da educação na terra das Dálias, falecida num trágico acidente automobilístico em 13 de julho de 1970.
A Professora de saudosa memória é oriunda das famílias Cordeiro e Arruda, tradicionais famílias do município, e recebeu em sua homenagem uma estátua em tamanho real que batiza a Praça Professora Carminha Arruda, localizada na Rua do Estudante, via pública que dá acesso a Escola Francisca Moura Pereira da Silva (CAIC), a maior Escola pública do município com 1.508 alunos, e aos Bairros Amorim e Mãe Rainha, rua esta que foi toda saneada e calçada pela atual gestão, facilitando o acesso e valorizando os imóveis existentes nestas localidades.
Desde as primeiras horas da tarde era intensa a movimentação nas imediações do CAIC e, mais uma vez, a população de Taquaritinga do Norte foi prestigiar uma atividade que já está virando rotina neste município: as inaugurações de obras públicas realizadas pela atual gestão comandada pelo Prefeito Evilásio Araújo e pelo Vice Ivanildo Mestre (Lero).
A Banda Musical Dom Luiz de Britto, a Banda Marcial Professora Carminha Arruda, da Escola José Bezerra de Andrade e o Coral do CAIC, também abrilhantaram o evento homenageando através de suas apresentações os representantes de várias gerações das famílias Cordeiro, Arruda e Borges, entre os quais filhos e outros parentes da Professora Carminha Arruda.
“Homenagear pessoas como a Professora Carminha Arruda é um justo reconhecimento que o Governo Municipal faz as pessoas que tanto contribuíram com o desenvolvimento de nossa terra, e a Professora Carminha Arruda foi um destes ícones que educou várias gerações”, destacou a Vereadora Rogéria de Zeca, autora do Projeto de Lei Nº 014/2011, que denomina a Praça com o nome da professora, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.
O momento de maior emoção foi quando o Prefeito Evilásio, junto com familiares da professora, inaugurou a estátua, instante onde a emoção de todos os presentes aflorou deixando no ar um clima de saudosismo e de um justo reconhecimento por uma pessoa que tanto fez pela educação em Taquaritinga do Norte. “A Professora Carminha Arruda muito contribuiu com o desenvolvimento de Taquaritinga. Que o seu legado de disciplina, honra, coragem e dedicação aos seus semelhantes seja seguido por atuais e futuras gerações. Ela foi um exemplo de vida para todos nós”, declarou emocionado o Prefeito Evilásio.

Elisberto Costa (ASSIMP/PMTN)