quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A lenda do santo fujão – Santo Amaro

Um mistério envolve a história do padroeiro de Taquaritinga do Norte, mistério esse que os antigos atribuem a mais um milagre de Santo Amaro, e que lhe rendeu o apelido de “Santo Fujão”.

Diz a tradição oral que no sítio Queimadas, no século XVIII, o proprietário dessas terras construiu uma capela em homenagem a Santo Amaro, de quem era devoto. Com o passar do tempo, muitos fiéis começaram a freqüentar o lugar para fazer orações e promessas ao santo. Como o fluxo de pessoas foi aumentando e o acesso ao local era difícil, a imagem foi transferida para uma outra capela, localizada onde hoje é o centro de Taquaritinga do Norte.

O mistério é que no dia seguinte, a imagem havia desaparecido. Logo se espalhou a notícia de que tivera sido roubada, mas os ânimos foram acalmados quando a encontraram na pequena capela do sítio Queimadas. A única explicação para o ocorrido é que a pessoa que havia pego a imagem se arrependeu por causa da indignação da população e, por medo, a levou ao seu antigo altar. Os devotos devolveram a imagem à capela mais central, mas no outro dia, lá estava ela outra vez no Sítio Queimadas.

O fato mexeu com todos. Foi aí que algumas pessoas colocaram o Santo na nova capela e ficaram de vigília no lado de fora, dia e noite. Não adiantou, a imagem voltou para o seu local de origem. O trabalho foi intensificado, o Santo foi trazido mais uma vez, e passaram a vigiar a Capela por dentro e por fora o dia inteiro. E aí o milagre aconteceu à vista de todos os presentes: a imagem sumiu e apareceu na outra capela.

Com isso a população ficou convencida de que era vontade de Santo Amaro ter sua imagem na capela do sítio Queimadas. Após uma reunião, o povo decidiu fazer uma negociação com o Santo. A ele foram oferecidas terras, uma igreja grande, casas e, ainda, tornar-se o patrono do lugar, que estava próximo de virar cidade. Assim tudo foi feito. A imagem foi reconduzida à nova capela, a população fez um pedido solene para que o Santo ficasse ali. E assim, Santo Amaro foi convencido a não mais voltar para o sítio Queimadas e tornou-se padroeiro do lugar que mais tarde transformou-se na cidade de Taquaritinga do Norte.

Quem foi ele? Nascido na Itália, no ano de 493, Mauro Aba de Cupe – Amaro é seu nome aportuguesado – carregou na sua história uma vida cheia de oração e milagres. Filho do Senador Romano Eqüício e de Júlia, dos discípulos de São Bento, ele foi o que mais se destacou.

Durante os seus 72 anos de vida, Santo Amaro curou muitos enfermos, um mudo paralítico, um cego de nascença e profetizou a morte de São Bento. Mas um dos fatos que mais marcou sua história foi quando correu sobre as águas para salvar um jovem que estava sendo levado pela correnteza.

Santo Amaro construiu 120 mosteiros por toda a França. Ele morreu no dia 15 de janeiro de 565, e hoje, tendo seu dia no calendário da Igreja comemorado na mesma data de sua morte, é padroeiro de várias cidades do Brasil.