quinta-feira, 19 de maio de 2011

Reunião debate melhorias para os agricultores da Dália da Serra

Aconteceu na manhã de hoje (19) no auditório da Prefeitura de Taquaritinga do Norte uma reunião com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, representante do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), integrantes de Associações rurais, banco do Nordeste e Governo Municipal.

A mesma foi para debaterem a criação de uma cooperativa dos agricultores e criadores da Dália da Serra. Mostrando a todos o que é uma cooperativa e seus benefícios para o desenvolvimento da produção agrícola e pecuária no município.

Tal idéia se deu a partir do agricultor Paulo Alves, conhecido como Paulo do Santo, integrante da Associação dos agricultores do Sítio Bandeira, que há alguns dias tentou vender carne caprina em um estabelecimento comercial e não conseguiu por não possuir um CNPJ. E com a criação de uma cooperativa na Terra das Dálias facilitará não só a comercialização dos produtos mais também a compra de insumos por um preço mais justo e barato a todos os cooperados.

Na ocasião o Prefeito José Evilásio destacou a importância da união e de parcerias entre as associações para as coisas acontecerem. “Nosso município vive dias melhores, pois estamos trabalhando unidos e para todos independente de preferências partidárias. E é assim vamos continuar, beneficiando os que precisam e trazendo o avanço de nossa Terra”, disse o Prefeito.

Completou frisando às novidades que os agricultores receberão ainda este ano. “Vamos continuar a construção de barragens independente de vir ajuda do governo estadual em todo semi árido, pois iremos equipar o município com todo maquinário agrícola necessário para o homem do campo. Também iremos continuar colocando em prática o orçamento participativo atendendo o pedido do povo, com iluminação, melhorias nas estradas, urbanização entre outros, pois somos um Governo não de promessas, mais de realizações”.

Prosseguindo, o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, o Senhor Manoel Galdino, mencionou a importância da organização nas associações. “Temos que nos organizar e se unir para as coisas acontecerem, firmando parcerias e honrando com as nossas obrigações para todos saírem ganhando”.

Ao fim do encontro, ficou definido que todas as associações irão fazer um levantamento nas potencialidades agrícolas e pecuárias de sua região, bem como indicar agricultores que queiram aderir à cooperativa para dentro de alguns dias e após algumas reuniões a mesma se tornará uma realidade que beneficiará não só os agricultores, mais todo município.