quinta-feira, 12 de maio de 2011

Agricultoras aprendem o “fuxico” no Algodão







Calma, não é o que vocês estão imaginando, o “fuxico” do título é uma forma inteligente de artesanato, existente há mais de 150 anos, que consiste na confecção de umas “trouxinhas de pano”, onde são aproveitadas sobras de tecidos (retalhos) e produzidas uma grande variedade de produtos como roupas, bolsas, almofadas, cobertas e outros produtos onde, o limite da criação é a imaginação e a habilidade dos adeptos desta artesanal atividade.
Verificando a demanda de retalhos originários da cadeia produtiva da moda e da confecção do Agreste Pernambucano, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, está promovendo em parceria com o SENAR e com a Associação dos Moradores e Agricultores do Algodão, o curso “Artesanato em Tecidos, Fuxicos e Retalhos”, iniciado no dia 09 de maio com o término previsto para o dia 13, ministrado pela Instrutora Adriana Silva, que vem contando com a participação efetiva de 12 agricultoras residentes no povoado e em comunidades vizinhas do Algodão. O curso está sendo realizado na sede da Associação e vem sendo bem assimilado pelas participantes.
“A realização de cursos como este vem promovendo a inclusão social de nossos agricultores. Observamos a grande produção de retalhos aqui na região e resolvemos trazer este curso que certamente irá contribuir com a geração de renda em nossa região”, declarou Júlio César, Secretário municipal de Agricultura.
A programação de cursos do SENAR é bastante diversificada, além de também ser gratuita, e atende aos mais variados segmentos da cadeia produtiva rural. Na próxima semana ocorrerá o curso de “produção de embutidos e defumados”, no Sítio Várzea da Onça, em Taquaritinga do Norte.

Saiba Mais:

O nome “fuxico” tem uma origem engraçada, surgiu por causa das mulheres do interior do Nordeste do Brasil, que se reuniam para costurar e aproveitavam para fofocar sobre a vida alheia. Atualmente esta técnica é sucesso no mundo todo. O estilista Carlos Miele usou na sua coleção outono-inverno na Europa com a milionária Paris Hilton vestindo um modelito do estilista, no primeiro episódio do seu reality show, veiculado na MTV, sendo este feito por artesãs de uma cooperativa de costureiras da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Agora, estas costureiras preparam peças especiais para uma exposição em Londres. O estilista Jean Paul Gaultier também aplicou fuxicos em sua coleção de verão.



Elisberto Costa (ASSIMP/PMTN)