sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Audiência pública discute nucleações escolares


A última quarta feira (27), a Secretaria de Educação da Dália da Serra realizou na Câmara Municipal de Vereadores uma audiência pública, a qual tratou das nucleações escolares, que o município está executando. Nucleações estas, acordadas em um termo de ajustamento de conduta no ano de 2006, entre a poder público e o executivo.
.
Foi convidado a participar, o representante do Ministério Público em exercício Dr. Paulo Augusto de Freitas Oliveira, o qual enviou uma nota explicando sua ausência, e toda população nortetaquaritinguense que lotou o recinto.
.
A audiência teve inicio com a explanação do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), diante das exigências observadas para melhorias da qualidade do ensino nas escolas municipais, uma vez que era observado o não desenvolvimento dos alunos matriculados em classes multiseriadas. Principalmente no âmbito rural, onde dados de uma pesquisa nacional divulgado em setembro do ano passado, mostram que a taxa de analfabetismo das pessoas com mais de 15 anos no campo é três vezes maior do que na cidade. Atualmente, esse índice é de 7,6% nas regiões urbanas e 23,3% nas rurais.
.
Por isso, a grande preocupação do governo municipal com o cumprimento do TAC, o qual no ano de 2010 nucleará 16 escolas. Com as Nucleações, os alunos serão transferidos para escolas pólos, onde serão agrupados por série ou ciclos. Tudo isso de forma organizada e satisfatória, com um transporte escolar de qualidade, totalmente novo com motoristas aptos a fazerem a locomoção dos mesmos com segurança, deixando assim tranqüilos os familiares.
.
Segundo a Secretaria Ilka Paloma, essas nucleações são necessárias para um avanço na educação do município. “Com o cumprimento deste TAC o alunado e o município só tem a ganhar. Pois o aprendizado ficará ainda mais proveitoso e a nossa cidade, se tornará um exemplo a muitas outras que colocarão em pratica esta determinação do governo federal.
.
Finalizando a audiência, a platéia presente pode fazer seus questionamentos de forma dinâmica e participativa, onde todos puderam tirar suas duvidas e levantar idéias de melhorias para com a educação do município.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Comunidade do Jerimum em festa


Com o tema: A exemplo de São Sebastião devemos viver o nosso Sacerdócio, a comunidade do Jerimum realiza de 28 a 31 de janeiro, sua tradicional festa.
Este ano, com grandes inovações escolhidas com muito carinho, para agradar os mais diversos gostos. Logo no primeiro dia, o público irá conferir o grande show da banda Forró no Kilo, que levará muito forró e animação a vila.
.
No sábado (30) pela manhã, serão realizadas competições ciclísticas, corridas a distância masculina e feminina com premiações a todos os participantes. À tarde, acontecerá a tradicional corrida de jericos, levando alegria a todos os presentes.
.
Já a noite, os forrozeiros poderão assistir ao grandioso show da banda MPBaião,que garante não deixar ninguém parado até altas horas.
.
No domingo (31) grande dia da festa, o Pároco Elias Joaquim, realizará por volta das 15 horas os batizados. Ao cair da tarde, todos os fies seguirão a procissão em devoção a São Sebastião pelas principais vias da comunidade. Em seguida o pároco celebrará uma missa campal, com a participação do coral Imaculado Coração de Maria, do Distrito de Gravatá do Ibiapina, finalizando assim, a tradicional festa da comunidade.

Secretaria de agricultura cadastra famílias

Sempre na busca constante por melhores condições de vida para os munícipes, a Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria de Agricultura, cadastrou em toda zona rural e urbana, propriedades no programa Melhorias Sanitárias Domiciliares do Governo Federal.
.
O referido programa tem por objetivo atender às necessidades básicas de saneamento das famílias, por meio de instalações sanitárias mínimas, relacionadas ao uso da água a ao destino adequado do esgoto no domicílio.
.
“Um projeto como este, é muito importante para o desenvolvimento de um município, pois traz melhorias de vida, principalmente para a população rural que necessita de uma atenção especial”, completou o secretário de Agricultura Michelson Arnóbio.
.
As unidades sanitárias são compostas por chuveiro, tanque de lavar roupa, caixa de descarga, lavatório, fossa séptica, que farão o tratamento primário do esgoto doméstico, e um sumidouro, que faz o escoamento da água.
.
Agora é só esperar a liberação do projeto, que já foi inscrito no SINCONV (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse), para execução dos trabalhos.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Emissão de documentos na Dália da Serra

Ter documento é um direito de todas as pessoas. E pensando nesta afirmação, o Governo do Estado de Pernambuco e a Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte através da sua coordenadoria da mulher realiza no próximo dia 02 de fevereiro a campanha “Nenhuma pernambucana sem documentos”.
.
A campanha acontecerá no Grêmio musical Dom Luiz de Britto das 8 às 15 horas, onde toda população, especialmente as mulheres, poderão gratuitamente solicitar a emissão da segunda via das certidões de nascimento e casamento, CPF, carteiras de identidade e profissional.
.
Esta iniciativa se dá, pelo motivo que em nosso estado, muitas pessoas, em especial mulheres, ainda não possuem documentos. Ficando os mesmos impossibilitados de ingressar no mercado de trabalho, como também em outras ações voltadas aos cidadãos.
.
Maiores informações na sede da coordenadoria da mulher, localizada na sede da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, ou pelos fones: 3733 1247 / 3733 1156
Não perca esta oportunidade de resgatar sua cidadania, compareça!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Adutora de Mateus Vieira agora tem data para conclusão


Na última sexta feira (22), a Dália da Serra recebeu as visitas do Secretário de Recursos Hídricos e Presidente da Compesa, João Bosco e o Diretor também de Recursos Hídricos, Eduardo de Matos.
.
A visita se deu para averiguar o andamento das obras da Adutora de Mateus Vieira, a qual irá trazer grandes benefícios para os taquaritinguenses.
Segundo João Bosco, as obras estão um pouco atrasadas, mas o mesmo já está tomando as providencias cabíveis, e até o final do mês de março toda população nortetaquaritinguense estará com água nas torneiras. “Esta obra é um compromisso do governador Eduardo Campos. Estamos muito preocupados com o prazo, e até o final do mês de março estaremos solucionando o problema de toda população, que não mais sofrerá com o racionamento de água.” completou.
.
A primeira etapa da obra beneficiará toda cidade e os sítios Silva de cima e de Baixo. Já a segunda etapa que ainda não tem data para término, beneficiará a comunidade de Placas e o distrito de Gravatá do Ibiapina.

Lançado hino à bandeira de Taquaritinga do Norte



A noite de quinta feira (21) ficará para os anais da história Nortetaquaritinguense. Com a solenidade de lançamento e premiação ao Hino da bandeira da Dália da Serra. O local escolhido foi a Câmara Municipal dos Vereadores que ficou lotada de pessoas que foram prestigiar o ato que ficará imortalizado na memória de todos.
Concorrendo com outros quatro hinos, foi à composição e música intitulada “Hino à Bandeira de Taquaritinga do Norte” de autoria de José Jurandir Coelho e música de Jardel Pereira de Souza, quem venceu o concurso.
O hino vencedor foi julgado por uma comissão formada por duas pessoas com conhecimentos na área de música, um professor da área de línguas, um conhecedor da história e peculiaridades do município, um membro do Conselho Municipal de Educação, um representante do Departamento de Cultura e o presidente, que na ocasião foi à secretária de Educação.
“Nossa meta é valorizar a cultura e resgatar o patriotismo que está defasado. Vamos começar a divulgar este hino em todas as escolas para que o alunado conheça a representatividade de nossa bandeira”, completou a Secretaria de Educação Ilka Paloma.
Paralelo a premiação aconteceu também à regularização do hino de Taquaritinga do Norte de letra e música do Senhor Rafael de Lemos Araújo, através da Lei municipal 1.625/2009, o qual foi criado há décadas e não existiam documentos que comprovassem a autoria do mesmo.
Confira agora a “canção” que estará na boca da atual e próximas gerações norte taquaritinguenses:

Hino à Bandeira de Taquaritinga do Norte
I

Rugem os ventos, desce a brisa
Lá no alto em cores vivas
É a nossa bandeira, símbolo nosso
Que ostenta a beleza desta terra
Retratando nossos valores
Para a memória e gerações futuras
Das grandes lutas em prol de ideais
De civismo, bravura e paz

Deus prospere esta nação
Taquaritinga, te amamos de coração!

II

Os cafezais em meios às cores
Traduzem riquezas dos vencedores
É a nossa bandeira, símbolo nosso
Faz bater forte os nossos corações
Sob o vento, sol ou temporal
Continuará, sempre será um sinal
De nossa gente altiva e hospitaleira
De uma terra encravada em meio às serras

Deus prospere esta nação
Taquaritinga, te amamos de coração!
Deus prospere esta nação
Taquaritinga, te amamos de coração!
Taquaritinga, te amamos de coração!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Município de Taquaritinga do Norte ingressa com pedido de improbidade administrativa

Cumprindo o que determina a Lei de Improbidade Administrativa, o município de Taquaritinga do Norte ingressou no dia 18/01/2010 com mais um pedido de condenação por improbidade administrativa em face do ex-prefeito do município o Sr. Janio Arruda, que transferiu terrenos públicos para associações sem o cumprimento das formalidades previstas na legislação em vigor.
.
Fato ainda mais grave é a devastação da área de Mata Atlântica promovida por uma das associações, sem que o antigo gestor tivesse tomado medidas para proteger o meio ambiente.
Com o ingresso de mais uma ação de improbidade causadora de lesão ao erário e desrespeito aos princípios constitucionais, o município demonstra a necessidade de repassar para a população todas as atitudes que estão sendo tomadas para a moralização da maquina administrativa, cuja obrigação é de propor ações no sentido de reaver patrimônio indevidamente entregue por gestores sem o compromisso com os anseios da sociedade.
.
É bom lembrar que em maio de 2009 o município ingressou com o primeiro pedido de condenação de improbidade administrativa em face do ex-prefeito Janio Arruda (proc. NPU 324-15.2009.8.17.1460), pelo descumprimento do que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, ficando o município impossibilitado de celebrar convênios com a União em razão da omissão do antigo gestor de cumprir com as metas impostas pela Lei.
.
Em caso de condenação, o ex-prefeito Janio Arruda terá suspenso seus direitos políticos pelo período de 03 a 05 anos, alem do pagamento de multa de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo ex-gestor.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Festa de Santo Amaro chega ao fim deixando muitas saudades




Depois de dez dias, a festa de Santo Amaro se despede em grande estilo. Muito organizada e recheada de grandes atrações dos mais variados gostos o evento deixou o publico satisfeito. Um diferencial na festa deste ano foi a grande quantidade de pessoas que veio ao evento, principalmente nos dias 14 e 15. Mesmo sendo em dias úteis o publico superou as expectativas da organização.

.
Os dois dias de grande movimentação na cidade fez com que todos os hotéis e pousadas ficassem lotados. Turistas de várias partes do Brasil e até de outros países vieram à Taquaritinga com os mais diversos objetivos: reencontrar parentes e velhos amigos, venerar o padroeiro da cidade, fazer preces, pagar promessas, conhecer gente nova... enfim. Os objetivos foram muitos, mas uma coisa todos tinham em comum, fazer da Dália da Serra um roteiro certo para as férias de janeiro.
.
A véspera da festa como já é tradição, aconteceu à procissão motorizada saindo da comunidade das Placas, que este ano foi recorde, com mais 300 veículos e centenas de motocicletas. Na chegada da Matriz todos os veículos foram abençoados pelo bispo diocesano Dom Bernardino Marchió. Em seguida foi celebrada a santa missa e a última novena do padroeiro Santo Amaro de 2010.
.
No dia da festa (15), mais de 25 mil pessoas demonstraram sua fé, acompanhando a procissão pelas principais ruas da cidade. Eram fiés de pés descalços, vestidos de branco, com mortalhas, carregando pedras na cabeça entre tantas outras provas de fé.
“Todos os anos venho à festa de Santo Amaro. Já consegui varias graças. O que me deixa mais convicta que a fé remove montanhas”, completou Áurea Queiroz, taquaritinguense e devota de Santo Amaro.
.
Finalizando a parte religiosa, uma missa campal foi celebrada pelo bispo diocesano e em seguida a Praça Otto Sailler foi palco para um grande louvor a Deus, com o show da Banda Kairós.
Mais tarde, o agito começou no pólo das Dálias com os shows de Garota Dengosa, os sertanejos Edu e Maraial e a banda Calango Aceso. Já no arraial no Bardigão as bandas forró no Kilo, Pau no Xote e Forró Quentão comandaram a animação até o nascer do sol.
.
E para garantir a segurança das pessoas que vieram prestigiar o evento, estiveram presentes a policia militar, civil, o Gati, a Rocam, bem como foram contratados seguranças particulares, o que resultou em uma festa tranqüila. Também durante as dez noites da festa, a equipe do SAMU esteve de prontidão, dando uma maior tranqüilidade aos presentes. Outro destaque veio da secretaria de Saúde que montou um stand, o qual ficou a disposição para prestar primeiros socorros, distribuição de preservativos, aferindo pressão entre tantas outras ações.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Caminhada de Santo Amaro chega a Taquaritinga




Depois de seis dias de muita caminhada, cansaço, e demonstração de fé os peregrinos da IV caminhada de Santo Amaro chegaram a Taquaritinga do Norte. Por volta das 14 horas, os primeiros peregrinos começaram a chegar a Dália da Serra, finalizando um percurso de 160 km, que teve inicio na última sexta feira (08) em Jaboatão dos Guararapes.
.
O prefeito José Evilásio, secretários municipais e demais moradores recebiam cada caminhante ao som da centenária banda Dom Luiz de Britto. Para um melhor acolhimento, foi montada uma tenda na entrada da cidade, com frutas e água para todos os 52 participantes reporem suas energias.
.
Em seguida, todos seguiram em procissão com destino a Matriz de Santo Amaro, onde foi entregue os votos de aplausos feitos pela Casa Legislativa do município e o certificado de participação chamado de Santamarana.
.
“Espero que nos próximos anos mais taquaritinguenses venham participar desta tão grandiosa prova de fé e renovação espiritual”, disse o taquaritinguense Arnaldo Pereira Barbosa que é participante desde a primeira edição da caminhada.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

GOVERNO COM TRANSPARÊNCIA


Para conhecimento da população taquaritinguense, informamos os valores creditados em nossa conta corrente na agência do Banco do Brasil S/A de Taquaritinga do Norte – PE. Crédito esse referente à cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em data de 08 de janeiro de 2010.

Cota FPM – 08/01/2010 .........................R$ 316.594,02

Discrição:

Cota FPM ................................................R$ 202.620,20

Saúde ......................................................R$ 47.489,09

FUNDEB...................................................R$ 63.318,80

Retenção PASEP ....................................R$ 3.165,93

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Momentos do final de semana em Taquaritinga do Norte

Dália da Serra em festa

O fim de semana foi agitado em Taquaritinga do Norte. Da sexta-feira (08) ao domingo (10), milhares de pessoas passaram pela Dália da Serra para curtirem a bicentenária Festa de Santo Amaro, que vai até o próximo dia 15.
.
O dia 08 estreou os dois pólos de animação: o das Dálias (principal) e o Arraial do Bardigão. Nesse último passaram Gracia e regional e a banda Cianose. Já no palco Principal a banda santacruzense Loucuras de Amor e a prata da casa Forró Taquara fizeram a animação até altas horas.
.
No sábado (10), a cidade já acordou em ritmo de festa com o Forró na Feira, comandado por Bardigão e regional. Nos dois pólos da festa, muita agitação e um grande publico que veio conferir os shows de Viana, Forró no Quilo e a dupla Leoni e Danilo fizeram a animação no Arraial do Bardigão. No palco principal, o público dançou ao som da Banda taquaritinguense MPBaião. Curtiram o show mais esperado da noite de Geraldinho Lins e arrastaram o pé com a banda paraibana Gente Boa até o nascer do sol.
.
O domingão teve uma programação bem diversificada. Logo pela manhã aconteceu a recepção aos participantes da III Romaria Ciclística de Santo Amaro. A mesma teve inicio no dia 06 de janeiro em Jaboatão dos Guararapes junto com a terceira caminhada de Santo Amaro. Cada ciclista recebeu a Santamarana (Certificado conferido a todos que realizam o chamado “Caminho de Santo Amaro”) pelo padre Elias Joaquim de Lemos. Já os caminhantes só chegarão a Dália da Serra na tarde do próximo dia 13, fazendo um percurso de 160 km. Á tarde a praça central ficou lotada, onde foi montado um som que agitou a galera até o inicio da santa missa.
.
A Festa de Santo Amaro é uma tradição que a cada ano vem atraindo mais turistas e fiéis de todas as partes do país. E para que todos possam aproveitar esse evento com segurança e comodidade foram montadas no centro da cidade uma delegacia móvel e um stand da Secretaria de Saúde, além do público contar com a assistência do Samu.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Edu & Maraial na Festa de Santo Amaro

.
A Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte acabou de fechar contrato com a dupla sertaneja Edu & Maraial. Eles espalharão seu romantismo e descontração no palco principal da Festa de Santo Amaro na noite do dia 15 de janeiro. Confira a programação completa da bicentenária taquaritinguense:



Programação da Festa de Santo Amaro em Taquaritinga do
Norte
- 06 a 15 de janeiro de 2010 –

08/01 (SEXTA)
Gracia/ Cianose (Arraial do Bardigão)
Loucuras de Amor/ Forró Taquara (Palco Principal)
.
09/01 (SÁBADO)


Viana/ Forró no Kilo (Arraial do Bardigão)
MPBaião/ Geraldinho Lins/ Gente Boa (Palco Principal)
.
12/01 (TERÇA)


Skema 5 (Palco Principal)
.
13/01 (QUARTA)


Orquestra Feedback (Palco Principal)
.
14/01 (QUINTA)


Rei do Cangaço/ Marivaldo Aboiador (Arraial do Bardigão)
Asas da América/ Vicente Nery e Cheiro de Menina (Palco Principal)
.
15/01 - (SEXTA)


Fuleirões do Forró/ Pau no Xote/ Forró Quentão (Arraial do Bardigão)
Banda Kairós/ Garota Dengosa/ Calango Aceso/ Edu & Maraial (Palco Principal)
.
NOS DIAS 6, 7, 10 E 11, MÚSICA ELETRÔNICA E ATRAÇÕES CULTURAIS


.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Algumas atrações da tradicional Festa de Santo Amaro 2010

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA FESTA DE SANTO AMARO 2010

08/01(SEXTA) - GRACIA / CIANOSE (Arraial do Bardigão)
LOUCURAS DE AMOR / FORRÓ TAQUARA (Palco Principal)

09/01 (SÁBADO) - VIANA / FORRÓ NO KILO (Arraial do Bardigão)
MPBAIÃO / GERALDINHO LINS / GENTE BOA (Palco Principal)

12/01 (TERÇA) - SKEMA 5 (Palco Principal)

13/01 (QUARTA) - ORQUESTRA FEEDBACK (Palco Principal)

14/01 (QUINTA) - REI DO CANGAÇO / MARIVALDO ABOIADOR (Arraial do Bardigão)
ASAS DA AMÉRICA / VICENTE NERY E CHEIRO DE MENINA (Palco Principal)

15/01 - ( SEXTA) - FULEIRÕES DO FORRÓ / PAU NO XOTE / FORRÓ QUENTÃO (Arraial do Bardigão)
BANDA KAIRÓS / GAROTA DENGOSA / CALANGO ACESO (Palco Principal)


NOS DIAS 6, 7, 10 E 11, MÚSICA ELETRÔNICA E ATRAÇÕES CULTURAIS.

Taquaritinga agora terá coordenadoria da mulher

No último dia 29 de dezembro aconteceu no Palácio do Campo das Princesas uma cerimônia solene, onde foi assinado o termo de convenio para entrega de kits mobiliários e de informática. Esta assinatura foi o pontapé inicial para a definitiva implantação das Coordenadorias Municipais da Mulher.
.
Participaram do evento vinte e nove municípios, onde a Dália da Serra estava representada pelo prefeito José Evilásio e a coordenadora da mulher no município Emily Cintia.
.
O termo foi assinado pelo governador Eduardo Campos, o qual ressaltou a importância destes organismos para os municípios. “É uma satisfação firmar uma parceria que contribuirá para estruturação e interiorização do serviço público voltado para as mulheres.
.
A parceria foi estruturada em duas linhas- assessoria técnica e cessão de móveis e equipamentos. A finalidade do convênio é oferecer condições necessárias para que os organismos de políticas públicas para as mulheres possam atender adequadamente as demandas da população feminina local.
.
“Esta parceria só vem fortalecer as políticas públicas em favor das mulheres Nortetaquaritinguense”, destacou a Coordenadora da mulher em Taquaritinga do Norte, Emily Cintia.
.
A coordenadoria funcionará na sede da prefeitura e atenderá a todas as mulheres que se encontram em vulnerabilidade.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Festa em Taquaritinga com a chegada de mais 14 veículos 0 Km





O município de Taquaritinga do Norte recebeu no ultimo dia (31) mais 14 veículos 0 km para compor a sua frota. Todos com recursos próprios, sendo um grande marco neste governo transparente que veio trazer o desenvolvimento para o município.

A nova frota é composta por 07 Fiats Way. 05 Ducatos, e 02 Micro Ônibus, os quais suprirão a demanda da prefeitura, que antes estava com a frota totalmente sucateada. Só este ano, somando com esta nova compra, já foram adquiridos 26 carros e 04 motos. O que mostra a competência desta gestão que veio para avançar e desenvolver o municio.

A chegada dos carros foi comemorada com uma carreata percorrendo as principais ruas cidade e algumas localidades da zona rural.

“Para tal compra foi preciso muita economia. Comecei cortando gastos e sendo muito criticado.Mas agora a população está vendo que estou no caminho certo. As obras e ações estão só começando muito ainda há de vir, é só esperar e conferir”, completou o Prefeito José Evilásio.