quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Prefeito Evilásio na luta pela regulamentação da emenda 29 em Brasília


À tarde de ontem (03) no Distrito Federal aconteceu mais uma mobilização para a regulamentação da emenda 29. A mesma fixa os percentuais mínimos a serem investidos anualmente em saúde pela União, por estados e municípios.

Na ocasião realizada no auditório Nereu Ramos, esteve presente prefeitos, lideranças de entidades estaduais, vereadores e agentes de saúde de todo país.

A regulamentação do financiamento da Saúde no Brasil é um pedido antigo da CNM (Confederação Nacional dos Municípios). Após a XI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em abril de 2008, a entidade conquistou a aprovação no Senado do projeto que dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pelos entes federados em ações e serviços públicos de Saúde. “Falta agora sensibilizar a Câmara dos Deputados”, destacou o presidente da CNM Paulo Ziulkoski

A mobilização pela Saúde foi encerrada por volta de 18 horas. Mas os prefeitos seguiram para o Salão Verde e Galerias da Câmara para continuar a pressionar os deputados pela aprovação da emenda.

Outro assunto também debatido entre os prefeitos que lotaram o auditório é o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os gestores explanaram as dificuldades de administrar as prefeituras com os recursos que são enviados.

Hoje (04), a mobilização continuar no Plenário II das Comissões, a partir das 11 horas.