sexta-feira, 11 de junho de 2010

Sucesso total da 1ª Semana de Combate ao Trabalho infantil na Dália




Uma semana inteira de atividades. Foi o que aconteceu em Taquaritinga do Norte, durante a 1ª Semana de Combate ao Trabalho Infantil. O evento foi realizado pela Secretaria de Ação Social e toda equipe de profissionais do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) contando com exibições de filmes, oficinas de pintura, grupos de dança, exposições e atividades recreativas.

Durante toda semana crianças e adolescentes participaram das atividades oferecidas. Mas foi hoje (11), que aconteceram as principais atividades, com o encontro dos PETIS de Taquaritinga e Santa Cruz do Capibaribe. Ambos com o mesmo objetivo: conscientizar todos sobre a erradicação do trabalho infantil. O pátio da Secretaria de Ação o Social ficou lotado de crianças e adolescentes que vieram apresentar-se e prestigiar rodas de capoeira, palestras e danças folclóricas com temas voltados a problemática do trabalho infantil.

Para o Coordenador do PETI no município, Rodolfo Alves, este evento foi apenas a continuação do trabalho que realiza nas comunidades. “Sempre procuramos conscientizar os pais no que se diz respeito à problemática do trabalho infantil. Visitando junto com a Assistente Social do município fábricas e residências mostrando aos mesmos que lugar de criança é na escola e não trabalhando”, completou.

O trabalho do PETI na Terra das Dálias tem ajudado muito a transformar a problemática que se refere à violação dos direitos das crianças e adolescentes, contribuindo para a construção da cidadania das crianças que necessitam de uma atenção especial no município. Já são três unidades em pleno funcionamento: no sítio Placas, Silva de Baixo e Jerimum. E para este ano, já está sendo prevista a ampliação de mais três sedes do programa sendo elas: na sede(Taquaritinga) e nos Distrito de Gravatá do Ibiapina e Pão de Açúcar beneficiando crianças e adolescentes com recreações e atividades culturais no outro turno que não estiverem em salas de aula.