quinta-feira, 25 de março de 2010

Secretaria de Educação elabora cartilha de alimentos

Depois de ser notícia em vários meios de comunicação da região e ser exemplo para muitas instituições de ensino com uma merenda de qualidade ofertada aos alunos da rede publica municipal, a Secretaria de Educação da Dália da Serra confeccionou uma cartilha orientadora, para os manipuladores de alimentos da merenda, esclarecendo alguns pontos para garantir segurança e qualidade sanitária nas refeições.
A mesma foi elaborada pela nutricionista Maria Creuza, junto com a equipe de alimentação escolar da Secretaria, baseada na lei Nº 11947/2009 onde diz que os cardápios da alimentação escolar deverão ser elaborados por um nutricionista responsável com utilização de gêneros alimentícios básicos, respeitando - se as referencias nutricionais, hábitos alimentares, cultura e tradição de cada localidade, pautando-se na sustentabilidade e diversificação agrícola, na alimentação saudável e adequada.
Logo após o lançamento da cartilha foi realizada uma reunião com todas as pessoas envolvidas na distribuição da merenda, bem como as que manipulam os alimentos para uma melhor explanação dos procedimentos necessários para a obtenção de alimentos saudáveis.
Segundo a nutricionista Maria Creuza esta cartilha foi elaborada para ajudar todos que manuseiam alimentos nas escolas. “É muito importante esta cartilha, pois ajudará as pessoas que manuseiam os alimentos que os alunos ingerem diariamente, desde a estocagem, conservação e higiene dos mesmos. Ficando assim o alunado tranqüilo, quanto à qualidade da merenda ofertada nas escolas”, completou.