sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Audiência pública discute nucleações escolares


A última quarta feira (27), a Secretaria de Educação da Dália da Serra realizou na Câmara Municipal de Vereadores uma audiência pública, a qual tratou das nucleações escolares, que o município está executando. Nucleações estas, acordadas em um termo de ajustamento de conduta no ano de 2006, entre a poder público e o executivo.
.
Foi convidado a participar, o representante do Ministério Público em exercício Dr. Paulo Augusto de Freitas Oliveira, o qual enviou uma nota explicando sua ausência, e toda população nortetaquaritinguense que lotou o recinto.
.
A audiência teve inicio com a explanação do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), diante das exigências observadas para melhorias da qualidade do ensino nas escolas municipais, uma vez que era observado o não desenvolvimento dos alunos matriculados em classes multiseriadas. Principalmente no âmbito rural, onde dados de uma pesquisa nacional divulgado em setembro do ano passado, mostram que a taxa de analfabetismo das pessoas com mais de 15 anos no campo é três vezes maior do que na cidade. Atualmente, esse índice é de 7,6% nas regiões urbanas e 23,3% nas rurais.
.
Por isso, a grande preocupação do governo municipal com o cumprimento do TAC, o qual no ano de 2010 nucleará 16 escolas. Com as Nucleações, os alunos serão transferidos para escolas pólos, onde serão agrupados por série ou ciclos. Tudo isso de forma organizada e satisfatória, com um transporte escolar de qualidade, totalmente novo com motoristas aptos a fazerem a locomoção dos mesmos com segurança, deixando assim tranqüilos os familiares.
.
Segundo a Secretaria Ilka Paloma, essas nucleações são necessárias para um avanço na educação do município. “Com o cumprimento deste TAC o alunado e o município só tem a ganhar. Pois o aprendizado ficará ainda mais proveitoso e a nossa cidade, se tornará um exemplo a muitas outras que colocarão em pratica esta determinação do governo federal.
.
Finalizando a audiência, a platéia presente pode fazer seus questionamentos de forma dinâmica e participativa, onde todos puderam tirar suas duvidas e levantar idéias de melhorias para com a educação do município.