sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Mateus Vieira recebe o CRAS nas Comunidades


O CRAS nas Comunidades, evento realizado pela Secretaria Municipal de Ação Social, já é sucesso em Taquaritinga do Norte, e no dia 29 de outubro ele chegou a Mateus Vieira. Essa localidade teve um dia diferente e movimentado. Das 8 às 17 horas, a população pode desfrutar de vários tipos de atendimentos sociais, receber orientações básicas com profissionais da saúde, psicólogos, conselheiros tutelares e advogados, prestigiar apresentações culturais com artistas locais, participar de brincadeiras, entre várias outras atividades.

.
“Além de levarmos vários tipos de serviços às comunidades, nosso maior objetivo é fazer com que as pessoas conheçam os trabalhos do Centro de Referência de Assistência Social e procure por eles. E vem dando certo, pois depois que saímos das localidades, aquelas pessoas sempre vão a busca do CRAS”, revelou Mauricéa Gomes, secretária de Ação Social. Como vem acontecendo em todos as ações nas comunidades, a população que participou da movimentação em Mateus Vieira teve acesso a corte gratuito de cabelo, cadastramento no CRAS, no Bolsa Família, atendimento da Previdência Social, consulta com assistente social, assessorias jurídica e psicológica e emissão de carteira de trabalho.

.

Na área de Saúde, tinha uma equipe de enfermagem aferindo pressão e realizando o exame de HGT, o qual verifica o nível da glicose. A Caravana do Sorriso forneceu orientações sobre escovação bucal e demais cuidados com a boca. A Caravana também realizou visitas às residências, realizando um trabalho de prevenção ao câncer, e deu palestra na Escola Padre José de Anchieta e no local de acontecimento do CRAS nas Comunidades.
.

Para promoção do bem estar da criançada, a equipe do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) promoveu atividades artísticas e brincadeiras com direito a brindes. Os conselheiros tutelares fizeram uma palestra sobre os direitos das crianças e adolescentes. Para animar o público, o Trio Bardhigão cantou o tradicional forró pé-de-serra. O Grupo Teatral Taquart apresentou a peça “Caboclo Sonhador”, e depois foi a vez da capoeira com o grupo Capoeira Brasil. E foi dessa forma que a equipe de Ação Social concluiu mais um CRAS nas Comunidades, garantindo uma dia mais feliz e diferente à comunidade de Mateus Vieira.
.