sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Saúde Municipal contra a Influenza A

Trabalho nas escolas foi realizado com panfletos e vídeos educativos


A Secretaria Municipal de Saúde está na luta contra a Influenza A. E como forma de combate à pandemia, do dia 21 de setembro a 2 de outubro, equipes do Programa Saúde da Família (PSF) realizaram em todas as escolas do município panfletagens e exibição de vídeos sobre a doença e os modos de prevenção. Já os agentes de Saúde receberam capacitação sobre a gripe na manhã do dia 22 de setembro, no auditório do Caic.
.
O trabalho nas escolas foi recebido com grande participação dos alunos. Através de panfletagens, eles aprenderem a diferenciar os sintomas da Influenza A dos de uma gripe comum. “Muito importante esse trabalho de conscientização”, observou o aluno do Travessia da Escola Severino Cordeiro de Arruda, Gildo Siqueira Filho. Paralelo, foram exibidos quatro vídeos animados e educativos que retrataram a origem da nova gripe, as formas de contágio, os modos de prevenção e a maneira correta de lavar as mãos. Ao final dos encontros, os alunos também aproveitaram a oportunidade para esclarecerem suas dúvidas sobre a doença. “Foi muito bom. Deu para tirar todas as dúvidas sobre essa gripe”, revelou Ananda Nunes, aluna do 3º ano do Ensino Médio da ESCA.
.
Agentes de Saúde de todo o município também foram orientados sobre a Influenza A numa capacitação que, além de explicar sobre a doença, ensinou os profissionais a realizarem a campanha de prevenção em todo o município. “Foi uma multiplicidade de conhecimentos e agora já estamos aptos a repassar tudo o que aprendemos para a população”, afirmou Maria de Fátima Silva, agente comunitária de Saúde.
.

.
Capacitação preparou agentes de Saúde para realizarem campanha no município