quinta-feira, 15 de outubro de 2009

SAMU em novas instalações


Novas instalações do SAMU agora se adequam aos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Taquaritinga do Norte está em novas instalações para assegurar uma melhor assistência às vítimas de emergências. A nova sede, em funcionamento desde a segunda quinzena de agosto, está localizada por trás do Hospital Geral Severino Pereira e agora se encontra adequada aos padrões exigidos pela portaria nº 2.048 do Ministério da Saúde, a qual rege as urgências e emergências.
.
Com sala anti-estresse, suítes para técnicos de enfermagem e condutores, copa, farmácia e sala de expurgo, a nova sede oferece toda estrutura e conforto necessários para que a equipe esteja sempre bem descansada, e dessa forma ofereça um atendimento com maior eficiência. Segundo a coordenadora de Urgência e Emergência, Edvânia Anísia de Moura, foi por não oferecer essa estrutura que a antiga sede (vizinha ao Posto de Saúde Ana Luíza, no centro) foi interditada. Mas agora o SAMU-Taquaritinga vive um novo tempo, o que garante mais segurança à população. Além disso, a equipe está de fardamento novo e vai participar de mais capacitações e cursos para aperfeiçoar a qualidade do atendimento.
.
No entanto, eles ainda passam por uma grande dificuldade: é o procedimento errado das pessoas que, ao invés de ligarem para o 192, vão procurar socorro direto na sede. “As pessoas têm que entender que o SAMU só pode se dirigir ao local da emergência após a ligação feita ao 192, pois o veículo é controlado por um regulador, que no nosso caso é o SAMU Agreste de Caruaru”, desabafou Edvânia. Vale lembrar que esse serviço não é restrito apenas a vítimas de acidentes. Qualquer tipo de emergência é motivo para contatar o SAMU, desde dor, convulsão a infartos.
.