sábado, 26 de setembro de 2009

Mais uma mobilização dos prefeitos em Brasília

O dia 23 de setembro foi marcado por mais uma mobilização dos municípios brasileiros realizada pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) em Brasília. Estiveram presentes cerca de 1000 gestores no auditório do Senado Federal discutindo a real situação financeira das prefeituras após a queda na arrecadação das receitas.
.
Também deram ênfase nas áreas de educação e saúde tratando de assuntos relacionados ás perdas do Fundeb e a necessidade de aprovação da Emenda Constitucional 29 a qual fixa os percentuais mínimos a serem investidos anualmente em saúde pela União, por estados e municípios.
.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski,apresentou discussões sobre o reparcelamento das dívidas previdenciárias, a tramitação das PEC dos Precatórios e o novo marco regulatório do pré-sal – divisão dos Royalties.
.
Segundo Ziulkoski os municípios continuam sofrendo os impactos da crise em razão da diminuição de receitas. “Essas quedas de receitas oprimem cada vez mais as administrações municipais e com a união do movimento municipalista confirmada na XII Marcha precisa continuar ativa para dar voz às reivindicações dos municípios”, completou.
.
O prefeito Evilásio esteve na mobilização lutando por melhorias para a Dália da Serra e na ocasião discursou em plenária falando da importância dos municípios no desenvolvimento do país. “Nós que produzimos todas as riquezas do nosso país, não é justo que tenhamos uma baixa nas receitas. Temos que mudar esta política desigual onde quem mais produz é quem mais paga”, afirmou.