segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Perfurado poço no Sítio Bandeiras


Perfuração de poço torna mais próximo realização de sonho do Sítio Bandeiras. Até agora cinco comunidades rurais já tiveram seus poços restaurados

A cada dia chega mais perto o momento em que as comunidades rurais de Taquaritinga do Norte terão realizado o seu sonho de serem abastecidas com água de forma gratuita. Em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a Secretaria de Agricultura está perfurando e restaurando poços, além de reparar dessalinizadores. A primeira localidade beneficiada foi o Sítio Bandeiras, que na segunda quinzena do mês de agosto teve perfurado um poço tubular. Já as comunidades Pedra Preta, Capoeira da Roça, Situação, Algodão e Vila do Socorro foram beneficiadas com a restauração de seus poços.
.
No Sítio Bandeiras era notória a alegria estampada nos rostos de alguns dos quase 200 habitantes do lugar ao verem a água jorrando do chão empoeirado durante a perfuração do poço tubular de 50 metros de profundidade. “Aqui a gente está que é só alegria. A vida vai ficar muito mais fácil já que vamos ter água perto de casa”, comemorou a agricultora Elinalva Ferreira, 31 anos. “Agora vamos ter água pra criar nossos bichos”, observou o criador Severino Carlos da Silva, 47.
.
Esta água agora passará por análise psicoquímica, a qual definirá se ela é apta ao consumo humano ou apenas ao animal. Depois disso, será instalado um chafariz com capacidade de cinco mil litros com torneiras e bebedouros. De acordo com o supervisor do IPA, Amarílio Cabral, em torno de dois meses a população já poderá usufruir da água. “Mesmo que não sirva para o consumo humano, instalaremos o chafariz para as pessoas utilizarem a água nos afazeres domésticos e na criação dos seus animais”, revelou o supervisor.
.
O sítio Mulungu também foi beneficiado com a perfuração de um poço, porém este não jorrou água. “Todos ficamos triste com o resultado, mas já estamos estudando outras alternativas para resolvermos o problema da escassez da água nessa comunidade”, revelou o secretário Michelson Arnóbio.Quanto às localidades que tiveram seus poços restaurados, também foram instaladas bombas submersas, renovadas as instalações hidráulicas e elétricas e trocados os reservatórios de água. No caso de Pedra Preta e Vila do Socorro, a restauração incluiu a instalação de lavatórios. Além desses trabalhos já realizados, a ação conjunta da Secretaria de Agricultura com o IPA ainda assegurará ao município a perfuração de onze poços, a restauração de treze artesianos e quatro dessalinizadores.