segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Matadouro reestruturado, população tranqüila


Funcionários receberam capacitação e fardamento novo. Carne só é liberada após um intenso processo de inspeção


O Matadouro Municipal de Taquaritinga do Norte vive uma nova fase e está sendo alvo dos mais diversos elogios. Após passar por uma série de mudanças e reparações, o ambiente agora está mais limpo e melhor equipado. Há cerca de três meses, foi criado o seu estatuto, o que está garantindo mais organização ao lugar. Funcionários hoje trabalham fardados e capacitados. A carne só é liberada após passar por um intenso processo de inspeção e está chegando mais cedo aos açougues.
.
Com a criação do estatuto, dentre outras regras, só são abatidos os animais que chegam ao matadouro no dia anterior. Isso é para que eles tenham o jejum necessário, o que melhora a qualidade da carne. Sob a responsabilidade do veterinário Josenilson Saraiva, a inspeção é feita desde a chegada do animal até a saída da carne, que só é liberada para ser conduzida em veículo apropriado. Saraiva é responsável por matadouros em quatro cidades, e garante que a Dália da Serra se destaca. “Hoje Taquaritinga possui um dos melhores matadouros da região”, afirmou.
.
Essa qualidade reconhecida também está na capacitação dos funcionários, que receberam treinamento e fardamento apropriados. Com a organização da ordem de matança, a carne está chegando ao seu local de venda mais cedo. Antes a conclusão dos trabalhos no matadouro só acontecia por volta das 16 horas da sexta-feira, e hoje essa hora foi antecipada para o final da manhã. “Tudo melhorou, o matadouro está mais limpo, mais organizado, a carne está chegando mais cedo ao açougue de Pão de Açúcar e eu não estou mais perdendo meus fregueses”, revelou José Cristóvão Filho, marchante há 15 anos.