quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Mais escolas nucleadas

Mais duas escolas do município foram nucleadas, isso de acordo com o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado entre a Secretaria de Educação e o Ministério Público no ano de 2006. O Termo diz que escolas que possuem turmas multisseriadas devem ser fechadas e os alunos direcionados a outras instituições de ensino. Isso porque através de tal modo educativo, o alunado não desenvolve o aprendizado que geralmente se adquire numa escola normal.
.
Para a diretora de Ensino, Tatiane Araújo, essas nucleações são essenciais para a qualidade do aprendizado. “Nas turmas multisseriadas o ensino não é muito bem aproveitado. E com essa nucleação os alunos terão uma melhor qualidade de aprendizado, pois passarão a estudar com turmas de igual série”, disse.
.
Desta vez foram as escolas José Arnóbio da Silva, da comunidade de Gameleira, e a José de Lira Borges, do São Braz. Juntas, elas somavam 30 alunos, os quais foram acomodados na Escola Francisca Moura Pereira da Silva – CAIC. Para essa mudança foram disponibilizados carros que fazem toda locomoção dos alunos de maneira confortável e segura.
.
Já a Escola Professora Carminha Arruda, do Sítio Silva de Baixo, sofreu uma nucleação parcial. Lá os alunos da Educação Infantil foram transferidos para o CAIC, enquanto os do Ensino Fundamental continuam na mesma instituição de ensino. No entanto, esses estudantes foram avisados de que no próximo ano suas matrículas deverão ser feitas na Escola Francisca Moura.
.
Com a parcial nucleação da escola do Silva, ficaram desocupadas cerca de 20 carteiras escolares, que foram doadas à Presidente Castelo Branco, do Sítio Situação. Isso mostra a preocupação do Governo Municipal, que trata a Educação como ela realmente merece: dentro das normas de qualidade e do bem estar de todos os alunos.