sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Elba Ramalho e Lenine fazem show no fim de semana na Festa das Dálias


Noite do forró abre programação do palco PE Nação Cultural nesta
sexta-feira (14) e traz Elba Ramalho como atração principal.

.
A sexta-feira (14) abre a programação de shows no Palco Pernambuco Nação Cultural, principal polo de animação da 10ª Festa das Dálias, em Taquaritinga do Norte. O palco principal fica na Praça Padre Otto Sailer e as apresentações começam às 22h. Até o domingo (16), último dia do evento, passam por lá grandes atrações da música nacional e regional, como Lenine, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Almir Rouche.
.
A estreia do espaço será em ritmo junino com Forró Taquara, Josildo Sá e Elba Ramalho. Natural de Taquaritinga do Norte, o Forró Taquara promete esquentar o início da noite na cidade. Josildo Sá é o segundo a se apresentar com seu samba de latada, que mescla instrumentos de orquestra ao tradicional ritmo nordestino. A estrela da noite é a cantora paraibana Elba Ramalho, que traz para este show sucessos de seus 30 anos de carreira e músicas de seu novo disco Balaio de Amor.
.
Já quem quiser começar a curtir os shows um pouco mais cedo pode conferir as atrações do Palco de Cultura Popular, localizado na Praça Antônio Pereira, a partir das 21h. Por lá, quem comanda a noite são as bandas Maurinho e Cultura Nordestina e Casacão de Couro, respectivamente, de João Alfredo e São Vicente Férrer.
.
No sábado (15), último dia do Palco de Cultura Popular, a Praça Antônio Pereira abriga shows de Geneci de Triunfo (Conexão PE) e MPBaião, com início previsto para as 21h. Depois do músico sertanejo que abre a programação, a MPBaião traz repertório de músicas consagradas de MPB numa releitura em xote e baião. Já no palco principal, o público confere, a partir das 22h, apresentações do cantor Charles Theony, o romantismo de Edu e Maraial e a apresentação vibrante de Lenine, que encerra a noite.
.
No último dia da festa, o domingo (16), os ritmos carnavalescos tomam conta do Palco Pernambuco Nação Cultural, ao som de Almir Rouche e da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, a partir das 15h30. Antes, o Palhaço Xililique, de Limoeiro, faz a alegria da garotada na Praça Padre Otto Sailer, por volta das 14h.
.
.
OFICINAS – O sábado (15) marca o término das oficinas culturais de Taquaritinga do Norte. Os participantes dos minicursos Dança Popular, Vestindo o Personagem, Interpretação e Direção Teatral, Artesanato em Fibra de Bananeira e Estampando a sua Criatividade, mostrarão o resultado do que aprenderam ao longo da semana, numa cerimônia marcada para as 14h30, no Centro de Apoio Integrado à Criança (Caic), localizado PE 130, km 8 no bairro do Jucá
.
SALA MULTIMÍDIA – Até às 18 horas de hoje, o público também poderá curtir a Sala Multimídia, um ambiente interativo, que une cultura e tecnologia. Instalado no Centro de Artes Júlio Cazé, o espaço abriga um mapa virtual de Pernambuco que, com uma tecnologia sensível ao toque, apresenta um pouco de cada uma das Regiões de Desenvolvimento (RDs) do Estado e suas expressões culturais. O horário de funcionamento é das 10 às 12h e das 14h às 18h.
.
CINEMA – Os cinéfilos contam ainda com a programação do Festival Nacional de Vídeos de Curta-Metragem Curta Taquary, que conta com apoio da Fundarpe. Nesta sexta-feira (14), o público confere vídeos da Bahia, São Paulo, Pernambuco e Paraíba. Em destaque, o filme A Vermelha Luz do Bandido (SP) – que homenageia obra do cineasta Rogério Sganzerla – e os pernambucanos O Coco de Zé de Teté (narrando a história do mestre coquista de Limoeiro) e Prîara Jõ – Depois do Ovo, a Guerra, retratando o cotidiano da juventude indígena.
O sábado (15) ainda reserva para o público o último dia do Curta Taquary, com mostra especial de vídeos de realizadores do próprio município. De acordo com a organização do festival, há três meses o cineasta Beto Normal ministrou uma oficina para que moradores locais aprendessem o processo de realização de um filme e pudessem formar, explorar e incentivar os realizadores e o cinema local. O resultado pode ser conferido no sábado, às 18h, logo após a premiação dos curtas em competição.
.
CORTEJOS – As ruas do centro de Taquaritinga serão invadidas por um cortejo popular no último dia de festa, domingo (16). A concentração será na Avenida Sorocaba, às 15h. Os artistas desfilarão pelas vias da cidade até chegar à Praça Padre Otto Sailer, em frente ao palco principal. Participarão do cortejo os Bonecos Gigantes do município de Feira Nova; a Associação de Bacamarteiros, de João Alfredo; o Caboclinho Sete Flechas, de Goiana; Banda Fanfarra Novo Impacto; Sociedade Dom Bosco, de João Alfredo; Orquestra de Frevo Raízes da Terra, de Feira Nova; Bloco das Calus, de Feira Nova; Boi da Cara Branca, de Limoeiro; Boi Pavão, de Limoeiro; e Bonecos Gigantes de João Alfredo.
.
NAÇÃO CULTURAL – Organizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura de Taquaritinga do Norte, a 10ª Festa das Dálias integra Festival Pernambuco Nação Cultural, série de festividades que percorre todas as 12 Regiões de Desenvolvimento, difundindo a cultura pernambucana.
.
Esta é a sexta cidade por onde passa o Festival Pernambuco Nação Cultural, que já marcou presença em Goiana (30 de março a 5 de abril), São José do Belmonte (de 25 a 31 de maio), Garanhuns (entre os dias 16 a 25 de julho), Triunfo (entre os dias 25 e 7 de agosto) e Pesqueira (de 3 a 8 de agosto). Depois de Taquaritinga, o Festival passa por Gravatá (Festa da Estação, entre os dias 17 e 22 de agosto); Petrolina, em setembro; Floresta, em outubro; Palmares (entre os dias 23 e 28 de novembro); e em Exu, no mês de dezembro.
.
.
Confira a programação completa do final de semana em Taquaritinga do Norte:
.
SEXTA-FEIRA (14/08)
.
PALCO DE CULTURA POPULAR
Praça Antônio Pereira, a partir das 21hMaurinho - Cultura NordestinaCasacão de Couro
.
PALCO PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL
Praça Pe. Otto Sailer, a partir das 22hForró TaquaraJosildo SáElba Ramalho
.
CURTA TAQUARY
Salão Paroquial Pe. Otto Sailer
9h - Oficina de Mamulengo e Oficina Brincando de Reciclar
9h - Feira Multicultural (música, artesanato, danças, culinária, artes cênicas)
13h – Curta Documentário
- A Capoeiragem de um mestre e o seu bando anunciador – Gabriela Barreto (BA)
- A vermelha luz do bandido – Pedro Jorge (SP)
- Alma das ruas – Érica Lima, Alexandre Santos e Jurandyr França (RN)
- Cabezas desconocidas – Arthur B. Senra (MG)
- Cárcere – Edson Ferreira (ES)
- Choque – Vladimir Seixas (RJ)
- De volta a terra boa – Vincent Carelli e Mari Correa (PE)
- O Coco de Zé de Teté – Walter Eudes (PE)
- Prîara Jõ – Depois do ovo, a guerra – Komoi Panará (PE)
- Quando a parede cai – Marcelo Reis, Nilo Augusto e Patrícia Vieira (MG)
14h – Oficina Pesquisa e Construção de Roteiros
(Palestrante – André da Costa Pinto)
15h – Sessão Especial
- Malabares – Os filhos dos outros – Mara Salla (RJ)
- Ódio – Breno Ferreira (MA)
- Perspectiva – Igor Spacek e Ivan Spacek (SP)
- Reverso – Francisco Colombo (MA)
- Sala de montagem – Umberto Martins (SP)
- Sentado na beira do rio – Daniel Castelo Branco (PE)
- Tododia – Daniel Barros (PE)
- Uma foto – Mateus Lover
16h30 – Mostra Competitiva - Primeiros Passos
- Âmago – Antonio Balbino
- Delito – Luiza Trigo (RJ)
- Diante da Lei – Alyson Lacerda (CE)
- Feito Algodão Doce – Natali Assunção (PE)
- Lágrimas de Ogum – Renan Brandão (RJ)
- Quintas Intenções – Maurício Rizzo (RJ)
- Tudo que não é espelho – Daniel Alfaya (SP)
19h - Mostra Competitiva Nacional (documentário e ficção)
- 6.5 Megapixels – Michelline Helena, Gláucia Soares e Janaina de Paula (CE)
- Aos pedaços – Taciano Valério (PB)
- Cinco minutos – Ricky Mastro (SP)
- Darluz – Leandro Goddinho (SP)
- Homens – Lucia Caus e Bertrand Lira (ES)
- Imagens do Jongo – Guillermo Planel (RJ)
- Nós somos um poema – Sergio Sbragia e Beth Formaggini (RJ)
- São – Pedro Severien
- Síckiu vérimanxi – Igor Spacek (SP)
- Vivo – Bernardo Luiz e Camila Robéria (RN)
.
SÁBADO (15/08)
.
ENCERRAMENTO DAS OFICINAS CULTURAIS
A partir das 14h30, Centro de Apoio Integrado à Criança (Caic)
Apresentação dos alunos participantes das oficinas Dança Popular, Vestindo o Personagem, Interpretação e Direção Teatral, Artesanato em Fibra de Bananeira e Estampando a sua Criatividade.
.
PALCO DE CULTURA POPULAR
Praça Antônio Pereira, a partir das 21hGeneci de Triunfo
MP Baião
.
PALCO PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL
Praça Pe. Otto Sailer, a partir das 22hCharles Theony
Edu e Maraial
Lenine
.
CURTA TAQUARY
(Salão Paroquial Pe. Otto Sailer)
9h - Feira Multicultural (música, artesanato, danças, culinária, artes cênicas)
14h – Exibição do curta metragem Gangarras do Bandeira
15h – Mostra Competitiva - Animação
- A Princesa e o Violinista – Guto Bozzetti (RS)
- As scismas do destino – Paulo Leonardo (PE)
- Cattum – Paulo Miranda (MG)
- Mestre Vitalino e nós no barro – Alunos da rede municipal de Vitória (ES)
- O anão que virou gigante – Marão (RJ)
16h – Mostra Competitiva - Taquaritinga
Competitiva de Curtas realizados por estudantes da cidade
17h – Apresentação do Grupo “Som do Capibaribe”
18h - Premiação
Mostra Competitiva Nacional
Mostra Primeiros Passos
Mostra Taquaritinga
19h – Desfile de Moda/Encerramento do II Curta Taquary

DOMINGO (16/08)

CORTEJO DE CULTURA POPULAR
Concentração na Avenida Sorocaba a partir das 15h
Bonecos Gigantes de Feira NovaAssociação de Bacabamarteiros de João AlfredoCaboclinho sete Flechas de GoianaBanda Fanfarra Novo ImpactoSociedade Dom Bosco de João AlfrefoOrquestra de Frevo Raízes da Terra Bloco das Calus de Feira NovaBoi da Cara Branca de LimoeiroBoi Pavão de LimoeiroBonecos Gigantes de João Alfredo

PALCO PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL
Praça Padre Otto Sailer, a partir das 14h
Palhaço Xililique
Almir Rouche
Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
.
.
*Texto Assessoria de Imprensa da Fundarpe