segunda-feira, 20 de julho de 2009

III Conferência da Assistência Social



Conferência reuniu reuniu representantes de vários segmentos da sociedade e trouxe o secretário estadual, Acácio de Carvalho


O auditório do Caic/ Taquaritinga do Norte foi palco de grandes discussões sobre medidas sociais a serem desenvolvidas no município, podendo ser direcionadas também a nível nacional. A III Conferência Municipal da Assistência Social aconteceu na manhã da última sexta-feira (17). Ela reuniu representantes de vários segmentos da sociedade, todos com o objetivo único: encontrar alternativas e estabelecer normas que irão contribuir para a implantação do sistema de diretrizes do Plano Decenal do Governo Federal. O encontro também elegeu os delegados do Conselho Municipal de Assistência Social, pessoas que irão dar voz a Taquaritinga na Conferência Estadual, que acontecerá em outubro.
.
A Conferência foi realizada pela Secretaria de Ação Social e o Conselho Municipal de Assistência Social. Na oportunidade, a secretária Mauricéa Gomes e alguns membros da sua equipe falaram sobre as ações que vêm sendo efetuadas no município. Dentre elas, destaque para o número de quase 300 pessoas cadastradas a receberem a Carteira do Idoso e o trabalho do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Pão de Açúcar, que atende a 350 famílias.
.
Para orientar os participantes sobre a importância do trabalho de Assistência Social, o encontro contou com a palestra de Acácio de Carvalho, secretário executivo de Assistência Social do Estado. Mostrando o lado histórico desse tipo de política pública no país, Carvalho observou que o Brasil está na lista dos oito mais ricos do mundo. “Esse país não é pobre. O problema está na desigualdade social”, disse. Ele também expôs os direitos e obrigações de todos os agentes envolvidos nos trabalhos de assistência social e completou: “O Conselho é um órgão autônomo e tem um papel fundamental na sociedade, por isso temos que fortalecer nossos Conselhos”.
.
Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos de trabalho. Momento em que foram discutidas e elaboradas metas a serem colocadas no plano de ação municipal. Cerca de 15 propostas foram apresentadas, das quais Acácio de Carvalho fez questão de destacar: piso salarial de 1% do orçamento municipal para a assistência social; mapeamento de todas as instituições que fazem trabalhos sociais no município; criação dos agentes de desenvolvimento social, os quais verificarão questões familiares e inclusão produtiva.
.
Também houve a eleição dos seis delegados e seis suplentes que irão representar Taquaritinga na Conferência Estadual de Assistência Social, a ser realizada no Recife ao mês de outubro. Mauricéa do Carmo Gomes, Helba Lúcia Ferreira e Oselita Farias foram escolhidas para serem as representantes governamentais. Seus suplentes são Elenilda Caetano, Maria do Socorro Lima e Jaymary Cordeiro de Arruda. Já a representação não-governamental será feita por José Eraldo P. Santos (Associação Pedra Preta), Nicácio José de Figueirêdo (Confraria Vicentina) e Edson Cabral da Luz (Igreja Batista). Ficando na suplência Luiz Ferreira de Souza (Associação dos Agricultores do Jerimum), Maria Gomes da Conceição (Associação do Sítio Pé de Serra) e Airton Pereira Barbosa (Associação dos Produtores do Jerimum).
.
“A Conferência foi excelente. Agora temos que lutar e defender os interesses sociais, colocando projetos que venham melhorar a assistência social em nosso município”, revelou o delegado eleito, Nicácio Figueirêdo. “É importante conscientizar as pessoas sobre seu papel na sociedade. Vejo que alcançamos o objetivo que queríamos com este evento”, afirmou Mauricéa do Carmo.