sexta-feira, 29 de maio de 2009

População recebe curso do Tribunal de Contas

Representantes de Conselhos Municipais e demais pessoas da comunidade participaram de um curso promovido pelo Tribunal de Contas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, durante os dias 26 e 27 de maio. Trinta e uma pessoas se reuniram no auditório Municipal Edivaldo Félix da Silva e foram capacitadas para aprimoramento do controle social, voltado às políticas públicas.
Orientados por Ricardo Turíbio, auditor do Tribunal de Contas e instrutor da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, os participantes receberam palestras sobre planejamento governamental, orçamento público, instrumentos de controle da administração pública, noções de processamento da despesa pública e sobre os principais conselhos municipais. “A turma participou de forma ativa, mostrando bastante interesse pelo assunto. Realizamos dinâmicas em que foram expostos os problemas vivenciados pelos Conselhos e ao mesmo tempo procuramos soluções”, observou Turíbio.
O curso teve duração de dois dias, com certificados para todos os participantes. “Foi excelente a vinda desse curso para cá, pois a maioria das pessoas não sabe ao certo o que é obrigação do município ou do Estado. Todo cidadão deveria participar”, disse a engenheira da Secretaria de Obras, Maria Luíza Aragão. “Antes eu só tinha uma visão superficial do assunto, mas agora aprendi melhor as funções do Conselho. Hoje eu já sei como cobrar, avaliar os projetos voltados à Saúde e ajudar na ampliação de novas políticas para o bem estar da população”, revelou Diogo Marans, membro do Conselho Municipal de Saúde.