quinta-feira, 21 de maio de 2009

122 anos de Emancipação Política: um dia inteiro de homenagens

Em comemoração aos 122 anos de Emancipação Política de Taquaritinga do Norte, como é tradição, logo no início da manhã do 10 de maio, o Altar da Pátria foi palco para o hasteamento das bandeiras. Já à tarde, as principais ruas do centro da cidade foram tomadas pelos desfiles cívicos, que este ano tiveram a participação do Corpo de Bombeiros e de várias bandas marciais vindas de outras cidades.
O prefeito Evilásio Araújo, secretários, professores, alunos de escolas públicas e particulares, vereadores e a Banda Dom Luiz de Britto participaram do hasteamento das bandeiras. Depois das solenidades, Evilásio assinou três decretos em praça pública. O primeiro (021/2009) autorizou a transferência da Biblioteca Municipal Antônio Barbosa de Lucena para o prédio do Centro de Cultura e Arte Júlio Casé – fato que aconteceu em seguida. O Decreto nº 022/2009 instituiu a criação do Conselho Consultivo Municipal, que visa orientar e aconselhar para o desenvolvimento social e econômico do município. E o último decreto assinado foi o 023/2009. Ele autorizou a abertura de concurso público para a escolha do hino da bandeira de Taquaritinga do Norte.
À tarde, os desfiles cívicos começaram por volta das 16h, que mesmo com chuva não intimidou os presentes. A abertura se deu com a chegada inédita do prefeito, primeira dama e secretária de Educação, que desfilaram em carro aberto dos Corpo de Bombeiros junto ao Capitão Gusmão (2º Grupamento de Bombeiros de Caruaru). Em seguida, as escolas públicas, particulares e as crianças do Peti (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) prestaram as mais diversas homenagens à Dália da Serra. As bandas marciais locais e das cidades vizinhas, dentre elas a Banda da Polícia Civil de Caruaru, apresentaram-se ao final dos desfiles no Altar da Pátria. Foi um verdadeiro show de criatividade e qualidade.
O descerramento das bandeiras concluiu as atividades cívicas. E após a celebração da missa, houve um concerto da Orquestra da Polícia Militar no coreto. Ato que não só homenageou a cidade aniversariante como todas as mães, que também estavam comemorando o seu dia.